Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão

Trabalhar noutro país da União Europeia

© Anya Berkut

Os cidadãos da UE têm o direito de trabalhar ou procurar emprego noutro país da UE. 17 milhões de cidadãos da UE vivem ou trabalham atualmente no estrangeiro. A UE promove condições de emprego justas para as pessoas que trabalham no estrangeiro, no âmbito do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

Este sítio Web fornece-lhe informações sobre o direito de circulação dos trabalhadores no interior da União Europeia e os outros direitos relacionados com a livre circulação, bem como sobre as restrições que se aplicam aos trabalhadores dos países que aderiram mais recentemente à UE.

Está igualmente disponível uma brochura com uma breve panorâmica dos direitos dos nacionais de países terceiros que pretendam trabalhar num país da UE.

Encontrará mais informações sobre as condições que lhe são aplicáveis se a sua entidade patronal o enviar provisoriamente para outro Estado-Membro para aí exercer a sua actividade como trabalhador destacado.

A rede EURES, que conta com mais de 1000 conselheiros EURES, e o portal EURES da Web, que contém anúncios de emprego e conselhos práticos, podem ajudá-lo a encontrar trabalho e a preparar a sua deslocação para outro país.

 A Autoridade Europeia do Trabalho (AET) assegura o cumprimento equitativo e eficaz das regras da UE em matéria de mobilidade de trabalhadores e oordenação da segurança social.

Partilhar esta página