Ir para o caminho de navegação, saltando as ferramentas do sítio e o selector de línguas

Notícias rss

European Seniorforce Day: mobilizar o poder dos voluntários seniores

19/07/2012 European Seniorforce Day: mobilizar o poder dos voluntários seniores

O número de pessoas com idade superior a 60 anos está a crescer rapidamente – tanto na Europa como no resto do mundo. Quererá isto dizer que iremos viver em comunidades menos dinâmicas que já não serão capazes de enfrentar novos desafios ou de proporcionar boas oportunidades tanto aos mais novos como aos mais velhos? É claro que não.

As pessoas na casa dos 60 anos de idade ou mais podem já estar reformadas, mas têm muito para oferecer às suas famílias e comunidades. Contudo, muito deste potencial está ainda largamente por explorar. Em 2008, um inquérito Eurobarómetro Flash demonstrou que quase três quartos dos europeus que ainda não se tinham reformado considerariam participar em trabalho comunitário ou voluntário após a reforma. No entanto, a verdadeira proporção dos reformados que o faz é muito mais baixa.

Existem tantos problemas por resolver nas nossas sociedades – e tanto talento e experiência nas gerações mais velhas. A questão-chave consiste em saber como mobilizar esta força de trabalho formidável em prol das pessoas de todas as idades? A ideia por detrás do Dia Europeu da Força de Trabalho Sénior resume-se a encontrar respostas para essa pergunta.

Todos os anos, a 1 de outubro, os países em todo o mundo celebram o Dia Internacional do Idoso. Por isso, este ano, no contexto do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012, as autoridades públicas e as organizações de voluntariado de toda a Europa são convidadas a dedicar um dia – quer seja o dia 1 de outubro ou qualquer outro dia do mesmo mês – encontrar novas formas de envolver os voluntários seniores e tirar o máximo partido das suas contribuições.

Os diversos eventos e atividades podem ter um âmbito bastante variado: feiras de voluntariado, dias de ação comunitária (por exemplo: fazer melhoramentos num espaço público), convites de jovens voluntários dirigidos a pessoas mais velhas para que se juntem às suas actividades («traz um amigo»), etc. É provável que até tenha as suas próprias ideias! Os grupos de voluntários locais podem unir forças com as autoridades locais para organizar estes eventos e passar a palavra através da comunicação social local.

Partilhe as suas ações com as pessoas em toda a Europa que pensam da mesma forma, informando a agência de comunicação responsável pelo Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012. As iniciativas serão publicadas no sítio web oficial.

Envie-nos um correio eletrónico com uma breve descrição da sua atividade planeada para: euseniorforceday@paueducation.com. Esta descrição deverá incluir:

  • Quem: as organizações por detrás da iniciativa
  • O quê: uma breve descrição da atividade proposta
  • Onde: o país e a localidade ou comunidade onde irá decorrer a atividade
  • Quando: a data prevista no mês de outubro de 2012
  • Sítio web da iniciativa ou da principal organização por detrás da iniciativa
  • Pessoa de contacto
  • Endereço eletrónico

A declaração de confidencialidade específica explica como a Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão da Comissão Europeia e o respetivo subcontratante utilizam os dados obtidos através do seu correio eletrónico e de que forma é protegida a confidencialidade destes dados.

Necessita de mais informações? Contacte-nos em: euseniorforceday@paueducation.com.