Ir para o caminho de navegação, saltando as ferramentas do sítio e o selector de línguas

Notícias rss

Mês do Mercado Único: troca de ideias em linha para mudar a Europa

19/09/2013 Mês do Mercado Único: troca de ideias em linha para mudar a Europa

A partir de 23 de setembro, decorrerá um mês de debates em linha sobre o emprego, a banca, os direitos sociais e o comércio eletrónico. Os cidadãos, as organizações e os responsáveis políticos terão a oportunidade de trocar ideias que poderão mudar a Europa.

Entre 23 de setembro e 23 de outubro, a UE organiza em toda a Europa um vasto debate na Internet para recolher ideias dos cidadãos sobre a futura evolução do mercado único.

O Mês do Mercado Único decorrerá em linha, em 24 línguas, ao longo de quatro semanas sucessivas, cada uma delas com um tema político específico:

  • Emprego (23 - 25 de setembro): como encontrar trabalho, criar uma empresa ou obter o reconhecimento das qualificações na Europa
  • Direitos sociais (30 de setembro - 2 de outubro): direitos de proteção social no mercado único, pensões, cuidados de saúde, serviços públicos
  • Bancos (7 - 9 de outubro): proteger os depósitos bancários, evitar uma nova crise financeira, garantir que os bancos promovem o crescimento investindo na economia real
  • Comércio eletrónico (14 - 16 de outubro): venda de produtos em linha, compra e entrega de produtos noutro país, proteção de dados pessoais nas redes sociais.

O Mês do Mercado Único constitui uma oportunidade única para os internautas europeus exprimirem as suas opiniões, objeções e sugestões para melhorar as políticas e estratégias da Comissão. Os participantes poderão interagir com os responsáveis políticos de várias formas:

  • propondo novas ideias para melhorar o mercado único
  • votando e comentando ideias apresentadas por terceiros
  • fazendo perguntas em direto a especialistas da UE, deputados do Parlamento Europeu e outras personalidades de Bruxelas através de video chats na Internet

Pode apresentar ideias numa plataforma em linha criada para o efeito. Foram já apresentadas mais de 300 ideias por particulares e entidades interessadas: introdução de um cartão de mobilidade profissional para enfermeiros, iniciativa para aumentar a literacia financeira dos jovens, etc.

Já pode votar nestas e noutras ideias e debater todas as semanas um tema diferente. Os resultados dos debates serão sintetizados por moderadores independentes e publicados num relatório final, que deverá contribuir para a elaboração da futura legislação europeia.


…mais notícias

    Partilhar

  • Partilhar no Twitter Partilhar no Facebook Partilhar no Google+