Ir para o caminho de navegação, saltando as ferramentas do sítio e o selector de línguas

O Cartão Europeu de Seguro de Doença

O Cartão Europeu de Seguro de Doença

O que é o Cartão Europeu de Seguro de Doença?

O Cartão Europeu de Seguro de Doença é um cartão gratuito que lhe garante o acesso aos cuidados de saúde de que possa necessitar durante uma estadia temporária em qualquer um dos 28 países da UE, bem como na Islândia, no Listenstaine, na Noruega e na Suíça, nas mesmas condições e ao mesmo custo (em alguns países, gratuitamente) que as pessoas cobertas pelo sistema de saúde público do país onde se encontra.

Os cartões são emitidos pelas autoridades nacionais competentes.

Importante – o Cartão Europeu de Seguro de Doença:

  • não constitui uma alternativa a um seguro de viagem. Não cobre cuidados de saúde prestados no sistema de saúde privado nem outras despesas, como o custo do repatriamento ou indemnizações por bens perdidos ou roubados,
  • não cobre as suas despesas se viajar expressamente com o objetivo de obter tratamento médico,
  • não garante serviços gratuitos. Cada país tem um sistema de saúde diferente, pelo que serviços que sejam gratuitos no seu próprio país podem não o ser noutro país.

Atenção: se mudar a sua residência habitual para outro país, deve utilizar o formulário S1 em vez do Cartão Europeu de Seguro de Doença, para ter acesso a cuidados médicos no seu novo país de residência habitual.

Supressão da aplicação móvel

A Comissão Europeia está a colocar a aplicação móvel do Cartão Europeu de Seguro de Doença offline devido ao fim das taxas de roaming na UE.

Todas as informações estão disponíveis neste sítio web em Como usar o cartão. Estas informações são atualizadas anualmente em 23 idiomas da UE e a sua visualização em dispositivos móveis foi melhorada para uma melhor experiência online.