Ir para o caminho de navegação, saltando as ferramentas do sítio e o selector de línguas

Juventude em Movimento

A iniciativa Juventude em Movimento é composta por um conjunto de medidas sobre ensino e emprego dirigidas aos jovens europeus. Lançada em 2010, insere-se na estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

Objetivos

A iniciativa Juventude em Movimento tem por fim melhorar o nível de ensino e a empregabilidade dos jovens, reduzir o elevado desemprego juvenil e aumentar a taxa de emprego dos jovens em consonância com o objetivo mais geral da UE de obter uma taxa de emprego de 75% para a população em idade ativa (20 - 64 anos). Para esse efeito, propõe-se:

  • fazer com que a educação e a formação sejam mais consentâneas com as verdadeiras necessidades dos jovens;
  • incentivar os jovens a utilizar bolsas de estudo da UE para prosseguir os estudos ou uma formação noutro país;
  • incentivar os países da UE a tomar medidas que contribuam para simplificar a transição do ensino para o mercado de trabalho.

Na prática

  • Coordenação das políticas para identificar e estimular as iniciativas a nível nacional e europeu;
  • Ações específicas destinadas aos jovens, como a iniciativa «O teu primeiro emprego EURES» destinada a incentivar a mobilidade no mercado de trabalho europeu e o Instrumento de Microfinanciamento Europeu «Progress» que visa prestar um maior apoio aos jovens empreendedores.

Porquê os jovens?

  • Existem aproximadamente 5 milhões e meio de jovens desempregados na UE, ou seja, um em cada cinco jovens com menos de 25 anos quer trabalhar mas não consegue emprego.
  • A taxa de desemprego juvenil é superior a 20%, ou seja, o dobro da taxa relativa ao conjunto da população ativa e perto do triplo da taxa relativa às pessoas com mais de 25 anos.
  • 7 milhões e meio de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e 24 anos não têm atualmente emprego, nem estão a seguir qualquer tipo de ensino ou formação.

O sítio da iniciativa «Juventude em Movimento» faculta mais informações aos jovens interessados em estudar, fazer uma formação ou trabalhar no estrangeiro.

Iniciativa «Oportunidades para a Juventude»: reduzir o desemprego dos jovens.

    Partilhar

  • Partilhar no Twitter Partilhar no Facebook Partilhar no Google+