Ir para o caminho de navegação, saltando as ferramentas do sítio e o selector de línguas

Outras publicações

  • 11/11/2015

    Guia não vinculativo de boas práticas para a aplicação da Diretiva 2013/35/UE «Campos eletromagnéticos» - Volume 1: Guia prático

    A Diretiva 2013/35/UE estabelece as prescrições mínimas de segurança e de saúde em matéria de exposição dos trabalhadores aos riscos devidos aos campos eletromagnéticos. O presente guia prático foi elaborado para ajudar os empregadores, em especial as pequenas e médias empresas, a compreender o que delas se espera para dar cumprimento à diretiva. No entanto, pode também ser útil para os trabalhadores, os seus representantes e as autoridades reguladoras nos Estados-Membros. É constituído por dois volumes e por um guia específico para as pequenas e médias empresas. O volume 1 do guia prático inclui orientações sobre a realização de avaliações de risco, bem como sobre as opções eventualmente disponíveis e no âmbito das quais os empregadores têm de adotar medidas adicionais de prevenção ou proteção. O volume 2 apresenta doze estudos de casos que mostram aos empregadores como devem abordar as avaliações e exemplificam algumas das medidas de prevenção e proteção que podem ser selecionadas e aplicadas. Os estudos de casos são apresentados no contexto de locais de trabalho genéricos, mas foram compilados a partir de situações de trabalho reais. O Guia para as PME visa assistir estas empresas a realizar uma avaliação inicial dos riscos dos campos eletromagnéticos nos respetivos locais de trabalho. Os resultados desta avaliação permitirão determinar a necessidade de adoção de medidas adicionais para dar aplicação à Diretiva “Campos eletromagnéticos”. Esta publicação encontra-se disponível em todas as línguas oficiais da União Europeia.

  • 07/06/2017

    Europa social Guia europeu para a prevenção de riscos em pequenos navios de pesca

    O presente guia destina-se a prevenir riscos para os pequenos navios de pesca e para as pessoas que neles trabalham, para que tanto os navios como as respetivas tripulações regressem sãos e salvos após a pesca. Dado que estes navios representam cerca de 80% da totalidade da frota de pesca da UE e que o número de vítimas mortais, feridos e de navios perdidos atinge níveis inaceitáveis, o presente guia é crucial para a prevenção dos riscos e a proteção das comunidades de pescadores no seu sentido mais amplo. Os diferentes módulos constantes do guia centram-se em domínios essenciais, nomeadamente o navio, a tripulação, operações de pesca, casos reais, avaliação dos riscos e informações adicionais, por exemplo sobre dispositivos de flutuação, estabilidade, primeiros socorros, equipamentos de trabalho e exercícios de emergência. Para dar relevo aos pontos mais importantes, o guia contém um glossário bem como ilustrações, fotografias e gráficos, tornando-o numa obra de consulta extremamente fácil de usar.

    Esta publicação encontra-se disponível em formato eletrónico e impresso em todas as línguas oficiais da UE.

  • 03/04/2017

    Final report of the HazChem@Work project

    The HazChem@Work project commissioned by DG Employment aimed at creating a database and developing a model to estimate the occupational exposure for a list of hazardous chemicals in EU countries and in the EFTA/EEA countries.

    Some annexes and an executive summary are downloadable separately.

  • 23/01/2017

    Study on the implementation of the autonomous agreement on workers’ health protection through the good handling and use of crystalline silica and products containing it

    Crystalline silica is a mineral naturally abundant and a component of materials used in a wide variety of industries. However, prolonged inhalation of respirable crystalline silica may cause a specific type of lung damage. A multi-sectoral agreement bringing together social partners from 14 sectors was signed in 2006 to protect workers exposed to respirable crystalline silica, minimise the exposure through good practices and increasing the knowledge about potential health effects. This study provides an assessment of the implementation and impact of the agreement.