Ir para o caminho de navegação, saltando as ferramentas do sítio e o selector de línguas

O Cartão Europeu de Seguro de Doença

O Cartão Europeu de Seguro de Doença

O que é o Cartão Europeu de Seguro de Doença?

O Cartão Europeu de Seguro de Doença é um cartão gratuito que lhe garante o acesso aos cuidados de saúde de que possa necessitar durante uma estadia temporária em qualquer um dos 28 países da UE, bem como na Islândia, no Listenstaine, na Noruega e na Suíça, nas mesmas condições e ao mesmo custo (em alguns países, gratuitamente) que as pessoas cobertas pelo sistema de saúde público do país onde se encontra.

Os cartões são emitidos pelas autoridades nacionais competentes.

Importante – o Cartão Europeu de Seguro de Doença:

  • não constitui uma alternativa a um seguro de viagem. Não cobre cuidados de saúde prestados no sistema de saúde privado nem outras despesas, como o custo do repatriamento ou indemnizações por bens perdidos ou roubados,
  • não cobre as suas despesas se viajar expressamente com o objetivo de obter tratamento médico,
  • não garante serviços gratuitos. Cada país tem um sistema de saúde diferente, pelo que serviços que sejam gratuitos no seu próprio país podem não o ser noutro país.

Atenção: se mudar a sua residência habitual para outro país, deve utilizar o formulário S1 em vez do Cartão Europeu de Seguro de Doença, para ter acesso a cuidados médicos no seu novo país de residência habitual.


Transfira a aplicação «Cartão Europeu de Seguro de Doença» para o seu smartphone.

Available on the App Store Get it on Google Play Download from Windows Store
Available on the App Store Get it on Google Play Download from Windows Store

Guia sobre forma de utilização do Cartão Europeu de Seguro de Doença nos 28 países da UE, Islândia, Listenstaine, Noruega e Suíça. Inclui informação geral sobre o cartão, números de telefone de emergência, tratamentos e custos abrangidos, como solicitar reembolso e quem contactar em caso de perder o seu cartão, assim como uma função de lembrete de validade do cartão. Toda esta informação é também disponibilizada no seu smartphone quando está offline. A aplicação está disponível em 25 idiomas com a facilidade de opção de comutação de um idioma para outro.

Por favor, note que:

  • Devido a razões técnicas, legais e de privacidade, a aplicação NÃO substitui o cartão. O cartão não pode ser gerado ou transferido para utilização.
  • O CESD não constitui uma alternativa a um seguro de viagem.
  • A Comissão Europeia NÃO é responsável pela emissão de CESD, que são emitidos gratuitamente pelo seu sistema nacional de saúde.
  • Quando utilizar a aplicação pela primeira vez, vai ser necessário transferir alguns dados (aprox. 25MB), que lhe serão cobrados de acordo com a sua ligação de internet. Recomendamos que transfira todos os dados antes de viajar.

O Cartão Europeu de Seguro de Doença

Não foram encontrados resultados.