Ir para o caminho de navegação, saltando as ferramentas do sítio e o selector de línguas

Assistência médica no estrangeiro - Listenstaine

Emergências

Ligue para o 144 ou para o 112

Amt für Gesundheit (serviço nacional de saúde do Liechtenstein) (alemão e inglês)
+423 236 7340
info@ag.llv.li

Tratamentos e despesas

Os utentes têm de pagar uma taxa de base pelos cuidados cobertos pela segurança social e, além disso, em determinados casos, uma percentagem do custo do tratamento. Os titulares do Cartão Europeu de Seguro de Doença devem pagar, em média, 67 francos suíços para poderem beneficiar da segurança social do Liechtenstein durante um mês. O serviço nacional de saúde do Liechtenstein solicitará ao utente o pagamento da referida taxa após receção da(s) fatura(s) passada(s) pelo prestador de cuidados. A referida taxa é cobrada mesmo se a estadia for inferior a um mês.

Os reformados pagam metade da taxa e os menores de 20 anos estão isentos do pagamento da mesma.

Médicos

  • Procure um médico que trabalha para o setor público de saúde (ver lista de médicos em http://www.lkv.li). As consultas são gratuitas, uma vez que os honorários dos médicos são pagos diretamente pela segurança social.
  • Se consultar um médico que não tenha acordo com o setor público, tem de pagar o custo da consulta na íntegra, sendo reembolsado em 50% do mesmo.

Dentistas

  • No Liechtenstein, não são prestados cuidados dentários no âmbito do sistema público de saúde, pelo que tem sempre de pagar o seu custo total.

Hospitais

  • Existe apenas um hospital no país.
  • Com exceção de casos urgentes, o tratamento hospitalar deve ser aprovada previamente pelo Amt fur Gesundheit (serviço nacional de saúde do Liechtenstein).
  • É necessário pagar uma taxa.
  • As crianças e os reformados pagam uma taxa reduzida.

Medicamentos

Ambulância

  • As despesas do transporte em ambulância para estabelecimentos de saúde com acordo com a federação das seguradoras de saúde estão cobertas.

Ambulância aérea

  • O custo da utilização de uma ambulância aérea está coberto até um certo montante. Acima desse montante, quaisquer custos suplementares ficam a cargo dos utentes.

Reembolsos

Geralmente, para além da taxa fixa que têm de pagar para beneficiar de cuidados, os utentes só têm de pagar a percentagem dos custos a seu cargo, não estando previsto nenhum reembolso desse montante. Todavia, se consultar um médico que não tenha acordo com o setor público, tem de pagar o custo dos cuidados prestados na íntegra, sendo reembolsado em 50% do mesmo

    Partilhar

  • Partilhar no Twitter Partilhar no Facebook Partilhar no Google+