Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão

Polónia

Emergência

Ligue para o 999 ou o 112
Centrala Narodowego Funduszu Zdrowia (NFZ) — (Departamento dos Assuntos Internacionais dos Serviços Centrais da Caixa de Doença Polaca) +48 (22) 572 62 68
Endereço eletrónico: ca17@nfz.gov.pl

Linha do NFZ para informações: +48 22 125 66 00, +48 800 190 590 (apenas em polaco)


Cobertura e despesas médicas

Em caso de emergência

No caso de um problema de saúde grave súbito, dirija-se a um serviço de urgência. Os cuidados prestados pelas equipas dos serviços de urgência em situações de emergência são gratuitos.

Em todos os outros casos, procure o logótipo NFZ, da caixa de doença polaca, para verificar se o prestador de cuidados de saúde trabalha no âmbito do sistema público.

Médicos (cuidados de saúde primários)

  • Regra geral, os consultórios médicos estão abertos de segunda a sexta, das 8h00 às 18h00.
  • Nos dias úteis após as 18h00, nos fins de semana e nos feriados, o atendimento permanente é assegurado por prestadores de cuidados de saúde com convenção com o NFZ.
  • Pode obter o respetivo endereço e número de telefone:
    • no sítio Web do NFZ (apenas em polaco)
    • nos hospitais, nas clínicas e nos consultórios médicos que prestam cuidados de saúde primários com convenção com o NFZ

Dentistas

  • Muitos dentistas trabalham para o sistema público e a título privado, pelo que podem não prestar serviços no âmbito do sistema público todos os dias da semana. Antes de consultar um dentista, informe-se previamente sobre os dias e horas em que este presta cuidados para o sistema público.
  • Nos consultórios dos dentistas, existe uma lista dos serviços e materiais dentários fornecidos gratuitamente ao abrigo da legislação polaca. Os dentistas não podem cobrar honorários suplementares pelos serviços e materiais enumerados. Mas todos os tratamentos e/ou materiais que não estão na lista têm de ser pagos. As despesas com estes cuidados não são reembolsáveis na Polónia.

Tratamentos hospitalares

  • Exceto em caso de doença súbita, acidente ou outro tipo de emergência, só é possível receber cuidados hospitalares com a credencial de um médico.
  • Dirija-se a um hospital convencionado com o NFZ (maioria dos hospitais). Geralmente, o logótipo do NFZ é visível no exterior do edifício.
  • Pode dirigir-se à representação regional do NFZ para o/a ajudar a encontrar o prestador de cuidados de saúde de que necessita.
  • As intervenções cirúrgicas, os exames de diagnóstico, os medicamentos, os dispositivos médicos, os cuidados e as refeições durante o internamento são gratuitos.

Receitas

  • Apresente a receita e o CESD na farmácia.
  • Tem de pagar um montante fixo pela maioria dos medicamentos mais correntes. Os outros medicamentos são reembolsados a taxas diferentes até um certo limite , cabendo ao utente pagar a diferença. As informações gerais sobre o reembolso estão disponíveis no sítio Web de informações do governo (apenas em polaco).
  • Tem de pagar o preço total dos medicamentos que não fazem parte da lista dos medicamentos comparticipados.

Reembolsos

Se pagou os cuidados médicos recebidos, contacte a sua caixa de doença nacional quando regressar para tentar obter o reembolso dessas despesas.

Contribuição do utente

  • Serviços prestados em centros médicos, hospitais de dia ou estabelecimentos de reabilitação médica: custos das refeições e alojamento a cargo do utente.
  • Tratamentos termais: parte dos custos das refeições e do alojamento ficam a cargo do utente, dependendo o montante do tipo de quarto e do período de estada. O montante a pagar é determinado pelo Ministério da Saúde.
  • Transporte: tem direito a ser transportado em ambulância de e para a unidade de saúde mais próxima se esse transporte for prescrito por um médico convencionado com a sua caixa de doença ou um médico ou cirurgião do sistema público, nos seguintes casos:
    • se tiver sido decidido que necessita de cuidados imediatos num estabelecimento de saúde
    • se tiver de seguir um tratamento e sofrer de mobilidade reduzida que o impeça de utilizar transportes públicos

A assistência prestada pelas equipas dos serviços de urgência em caso de acidente ou outras situações de emergência é gratuita.

Nos outros casos, tem de pagar 60 % ou 100 % do custo do transporte.


Diálise/oxigénio/quimioterapia

Precisa de uma credencial de um médico do seu regime de seguro de doença.

Como obter o seu cartão


Onde é o cartão aceite?

Lista de médicos e hospitais (apenas em polaco)

Extravio ou roubo do cartão

Contactos para titulares de um cartão europeu de seguro de doença emitido na Polónia

Centrala Narodowego Funduszu Zdrowia (NFZ) — Serviço Współpracy Międzynarodowej
Tel.: +48 (22) 572 62 68
Endereço eletrónico: ca17@nfz.gov.pl

 

 

Partilhar esta página