Percurso de navegação

Renovação no setor búlgaro das tecnologias limpas

Janeiro de 2014

Engenheiro e painéis solares © iStockphoto / Lisa-Blue

Um curso de formação em energias renováveis permitiu a um empresário búlgaro expandir, diversificar e internacionalizar a sua empresa

O jovem empresário Aleksander Shenkov impulsionou consideravelmente a sua empresa após participar num curso de formação que lhe permitiu tornar‑se um instalador certificado de sistemas de energias renováveis.

Graças às 240 horas de formação gratuita, Aleksander Shenkov teve a ideia de desenvolver produtos inovadores fabricados localmente, tais como camiões frigoríficos alimentados por painéis solares.

Estes produtos locais, por sua vez, envolvem oportunidades globais: «Os produtos trouxeram-nos reconhecimento internacional de França, de Espanha, do norte de África e até do Peru», afirma Shenkov. Este empresário já garantiu um contrato de milhões com um interveniente internacional no setor do transporte refrigerado.

O projeto de formação Install+Res foi cofinanciado pelo programa Energia Inteligente - Europa (EIE), que ajuda organizações que pretendam melhorar a sustentabilidade energética.

O EIE está a chegar ao fim, mas estará disponível financiamento para projetos no domínio energético a partir de janeiro de 2014 ao abrigo do Horizonte 2020, o novo programa de investigação e inovação da UE.

Isto poderia acontecer-lhe

Tem um projeto relacionado com eficiência energética ou com energias renováveis?

Os programas de financiamento da UE oferecem apoio e subvenções.

Passo a passo

  • Saiba mais sobre as oportunidades para obter subvenções e apoio da UE para promover energia segura, limpa e eficazEnglish.
  • Pesquise concursos abertos na sua área de especialidadeEnglish.
  • Dirija-se a um ponto de contacto da Enterprise Europe NetworkEnglishperto de si para obter orientação e apoio na candidatura a financiamento.

Para mais informações

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:03/01/2014 | Topo