Percurso de navegação

Startup expande horizontes culinários na Letónia

Setembro de 2013

http://www.kotai.lv/images/gallery/11/Gints,_Zigis,_Andris_%282%29.jpg Gintz Ziverts toma um copo com amigos em frente ao restaurante que abriu © Kotai  

Graças à ajuda do Fundo Social Europeu (FSE), Gintz Ziverts pôde realizar um sonho. Quando Gintz, de 28 anos, identificou um nicho no mercado letão, estava pronto para trabalhar arduamente e transformar a sua ideia num negócio próspero.

O Sr. Ziverts teve a grande ideia de abrir o primeiro restaurante tailandês na Letónia depois de uma década a viver no sudoeste asiático e de ter percebido que este tipo de cozinha não existia no seu país.

Ao regressar à Letónia, conseguiu ultrapassar com sucesso o desafio de convencer os investidores do potencial sua ideia de negócio.

Obteve uma subvenção no valor de 10 mil euros, no âmbito de um programa lançado na Letónia em parceria com o FSE, designado New Start (Novo Começo). Este programa tem por objetivo ajudar jovens dos 25 aos 40 anos de idade a lançarem os seus próprios negócios. Para além da ajuda financeira, o programa proporcionou ao Sr. Ziverts um curso de formação em contabilidade. Tudo isto, a par de um empréstimo de 65 mil euros, ajudou a fazer da sua pequena empresa um sucesso imediato.

O Sr. Ziverts está a faturar o dobro do previsto e tenciona já abrir mais restaurantes tailandeses em Riga. «As principais chaves do sucesso são, em primeiro lugar, a ideia. Em segundo lugar, trabalho árduo e, em terceiro, conseguir o financiamento», afirma. «Para conseguir financiamento temos de tornar a nossa ideia atrativa para os investidores.»

O FSE é o principal instrumento da União Europeia de promoção do emprego nos Estados-Membros. Lançado na Letónia em 2009, o programa New Start já permitiu criar 700 novas empresas e 1300 postos de trabalho na Letónia.

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:24/01/2014 | Topo