Percurso de navegação

Inovação para ecoproteção - reciclar é lucrativo

Maio de 2013

Bibiana Ferrari, Diretora Executiva, Relight © euronews 2013

Constituída em 1999, e empregando atualmente 70 pessoas, a empresa italiana Relight está a desempenhar um papel basilar na atual sociedade da inovação, através da reciclagem de televisores usados e da transformação dos mesmos em atraentes ladrilhos de cerâmica.

A Relight faz parte de um grupo de empresas que integram o Glass Plus, um projeto financiado pelo programa Eco-innovation da Comissão Europeia, que tem por objetivo garantir uma segunda vida a ecrãs de televisores usados.

A Relight considera que fica a ganhar em duas frentes - presta um serviço ambientalmente sustentável e de relevo, e o seu volume de negócios atingiu os 8 milhões de euros em 2011. Como explica Bibiana Ferrari, Diretora Executiva da Relight: “A minha fábrica está a ter lucro, a gerar emprego e dispõe de um sistema autosustentável”.

Utilizando um método de fabrico de ladrilhos de cerâmica através da adição de vidro reciclado a uma mistura de argila, o projeto produziu até à data 500 mil metros quadrados de ladrilhos de cerâmica, o que, segundo Davide Carra, coordenador do projeto Glass Plus, “significa que reaproveitámos 2 500 toneladas de vidro de aparelhos de televisão usados.”

A utilização de vidro reciclado também reduz significativamente a dependência em relação a matérias-primas importadas. Arnold Stabinger, Diretor-geral da Refin, empresa produtora de revestimentos cerâmicos, afirma: “Isto é muito importante para nós, porque estamos constantemente centrados na inovação, na excelência da qualidade e no design”.

Já Bibiana Ferrari considera que as três chaves para o sucesso nesta área são: “Um enfoque no desenvolvimento e na investigação, a concentração de esforços e energias nos aspetos ambientais e a capacidade de processar resíduos de acordo com as necessidades da indústria.”

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:03/03/2014 | Topo