Percurso de navegação

Empreendedorismo feminino poderá dar resposta à crise

Março de 2013

Adrienn Koronczi, Diretora-Geral Adjunta da INTER-GEP e Embaixadora do Empreendedorismo Feminino © euronews 2013

A Rede Europeia de Embaixadoras do Empreendedorismo Feminino é uma rede de mentoras que apoiam e incentivam outras mulheres a lançarem-se no seu próprio negócio.

No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer - as mulheres empresárias representam apenas 34,4% dos trabalhadores por conta própria na União Europeia, representando aproximadamente 30% das empresas recém-criadas. Adrienn Koronczi, diretora-adjunta de uma fábrica de produção de peças para automóvel na Hungria, é uma dessas empresárias e também uma das 12 embaixadoras do empreendedorismo feminino no país.

Adrienn também dá formação em técnicas de gestão há mais de 10 anos, o que constituiu um bom ponto de partida para o seu trabalho voluntário de mentorização. É atualmente mentora de duas empresárias e explica o que a motiva: «Partilhar as experiências que fui acumulando, ao nível nacional e internacional, especialmente em grandes e médias empresas, para ajudar as minhas formandas a serem bem-sucedidas nos seus próprios negócios».

Bernadett Vucskó, proprietária da Maprofa Informatika, é uma das empresárias de quem Adrienn é mentora que, tal como muitos dos jovens empreendedores, tinha dificuldade em compreender as complexidades do sistema de contabilidade. Foi aí que a experiência de Adrienn se revelou útil. «Agora sei exatamente o que esperar do meu contabilista, o que devo ter em atenção e como planear previamente as atividades para atingir os resultados de que necessito.», explica.

Adrienn também ganhou muito com esta interação, sobretudo ao desenvolver a sua própria rede. «Através deste programa de mentorização, conhecemos novos empreendedores. E acho extremamente importante o desenvolvimento deste tipo de rede».

  • O empreendedorismo feminino poderá dar resposta à crise - veja o vídeo
  • DG Empresas e Indústria - Portal do Empreendedorismo Feminino English
  • Enterprise Europe NetworkDeutschEnglishespañolfrançaisitalianopolski - tire o máximo partido das oportunidades comerciais na União Europeia

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:31/01/2014 | Topo