Percurso de navegação

Cooperativa e competitiva

Julho de 2013

Chernomorka © euronews 2013

A cooperativa búlgara Chernomorka, sedeada na cidade de Burgas, fornece oportunidades de emprego às pessoas com deficiência, produzindo roupas para bebés e crianças.

Fundada em 1950 por inválidos de guerra, a Cooperativa Chernomorka - cujo nome significa literalmente ‘a mulher do Mar Negro’ - emprega pouco mais de 100 pessoas, das quais 80% são mulheres e 57% são pessoas com deficiência. O trabalho promove a integração social das pessoas com deficiência, reduz a dependência face aos apoios estatais, melhora a sua empregabilidade e, por conseguinte, o seu estatuto no seio das suas comunidades, assim como a sua auto-estima.

A cooperativa recebeu cerca de 190 mil euros de apoios comunitários ao longo de 5 anos, através dos Fundos Estruturais Europeus, para dar formação aos seus funcionários e adaptar o ambiente de trabalho às necessidades especiais das pessoas com deficiência. Tal como Maya Marinova, a Presidente da Chernomorka, explicou: “Naturalmente, isso teve impacto na situação financeira da cooperativa. As vendas aumentaram de 5 a 10% num ano e contratámos muitas pessoas, incluindo deficientes. Na altura, tínhamos 8 a 10 trabalhadores nesta linha mas agora, sete anos depois, temos 30.”

“O nosso objectivo é melhorar a qualidade da produção” continuou Maya Marinova, “e ao mesmo tempo melhorarmos as condições de trabalho para as pessoas com deficiência. E, claro, aumentar a produtividade, que é o mais importante.” Mas tem-se mantido o objectivo socialmente responsável de fornecer terapia através do trabalho para pessoas com deficiência.

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:03/03/2014 | Topo