Percurso de navegação

Um novo ciclo de vida para pneus usados

fevereiro de 2013

    Camião a descarregar pneus usados para reciclagem © WIL AG    

Uma pequena empresa de produção de pneus na Polónia uniu-se a um instituto de investigação austríaco para desenvolver uma solução amiga do ambiente para pneus usados. Esta parceria win-win foi possível graças à Enterprise Europe Network.

Jacek Orzeł, Presidente da pequena empresa polaca Orzeł SA, que vende pneus a fabricantes do setor automóvel e a utilizadores finais, contactou a Network com o objetivo de obter uma solução mais ecológica e mais eficiente em termos de custos para os pneus usados.

A filial da Network na Universidade de Tecnologia de Lublin contactou o FFG, o instituto nacional austríaco de apoio à investigação, que encaminhou o pedido da Orzeł para a WIL AG.

Esta pequena empresa sediada em Viena constrói centros de reciclagem de pneus chave-na-mão em todo o mundo. As duas empresas assinaram um acordo para a implementação de uma linha de reciclagem nas instalações da Orzeł, na Polónia. A linha de reciclagem está agora operacional e foram criados oito novos postos de trabalho.

As partes de borracha reciclada da WIL são agora vendidas a clientes na Europa, incluindo fabricantes de tapetes de segurança e de recintos desportivos.

“Não só vamos beneficiar dos conhecimentos tecnológicos da WIL, como também fornecem um mercado para os pneus usados,” diz Jacek Orzeł. Yediyar Isik CEO da WIL AG, está também satisfeito com a nova parceria, “Esperamos trabalhar juntos por muitos anos.”

A nova linha pode reciclar até 15 000 pneus por ano. Isto representa mais de 10% de todos os pneus reciclados na Polónia.

 
  • Dar uma nova vida aos pneus usados – ver o vídeoEnglish
  •  Para ajudá-lo a desenvolver a nível internacional ou para obter financiamento da UE, contacte o seu representante Enterprise Europe Network mais próximo.
  • Como obter financiamento para tornar a sua empresa mais ecológica – apoio da UE para a eco inovaçãoEnglish
  

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:06/03/2013 | Topo