Percurso de navegação

Microcrédito confere crescimento orgânico à Irlanda

Abril de 2013

Darren Grant, Diretor Geral do Supermercado de Produtos Biológicos © euronews 2013

Para as PME, o acesso ao crédito pode revelar-se um obstáculo difícil, mas não precisa de o ser! Tal como um empreendedor irlandês pôde constatar, há sempre soluções, basta saber onde ir procurá-las.

Em 2008, Darren Grant decidiu seguir o seu sonho e lançar o seu próprio negócio, o Supermercado de Produtos Biológicos, comercializando produtos alimentares 100% biológicos em Dublin. Contudo, como sucede com tantas pequenas e médias empresas novas, Darren precisava de financiamento e, após uma pesquisa bem direcionada, acertou em cheio!

Descobriu que, enquanto nova empresa com até 10 postos de trabalho, poderia ter acesso a um montante até 25 000 euros, um microempréstimo atribuído por intermediários financeiros do Fundo Europeu de Investimento.

Darren contactou um desses intermediários, o sítio Web irlandês de microfinanciamento, tendo conseguido obter 25 000 euros para lançar o seu negócio. Hoje em dia, a loja e o sítio de vendas online de Darren tornaram-se um êxito estrondoso, incluindo ter sido considerada a melhor página Web de uma PME irlandesa em 2010 e 2011.

“O sítio Web foi o melhor investimento para a empresa, e o retorno que estamos a ter talvez seja 25 vezes superior ao que investimos.” explicou Darren. “Uma nova empresa lançada com microcrédito tem vindo a competir com grandes multinacionais nesta área. Tornámo-nos líderes em termos de internet.”

Darren emprega atualmente oito trabalhadores, tem uma marca registada a nível europeu e espera poder em breve alargar o negócio online ao Reino Unido. As chaves do seu sucesso, como explicou, “são ser capaz de garantir o financiamento para a expansão, manter o dinamismo e a inovação do nosso sítio Web e exportar os nossos produtos dentro da Europa”.

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:28/02/2014 | Topo