Percurso de navegação

Juntas, mais fortes: em Chipre, um banco cooperativo disponibiliza um estímulo às mulheres empresárias e ganha o Prémio Europeu de 2012

Novembro de 2012

Artemis Toumazi, CEO of Cyprus Women’s Coop Bank Ltd © European Union, 2012  

Desde que o Women’s Coop Bank Ltd foi lançado em Chipre há dez anos, a percentagem de mulheres empresárias aumentou de cerca de 12% para quase 30%. O Banco acaba também de ganhar o Prémio Europeu de Iniciativa Empresarial 2012 por «Promover o espírito empreendedor».

O banco foi criado em Larnaca por 350 mulheres, com o objetivo de ajudar outras mulheres de todo o país a constituírem e desenvolverem as suas empresas. Chefiado por Artemis Toumazi, embaixadora do empreendedorismo feminino, a atividade do banco está vocacionada para a concessão de empréstimos de pequenos montantes até 100 000 euros a pequenas e médias empresas, oferecendo planos de reembolso flexíveis, períodos de carência de até dois anos, taxas de juro de cerca de 4% e a possibilidade de obtenção dos fundos num prazo de 48 horas.

O banco presta ainda aconselhamento e faculta aos seus clientes o acesso à sua rede interna de profissionais. Anna Karyda, que tem um negócio de manutenção de automóveis no aeroporto de Larnaca, obteve do banco um empréstimo de 60 000 euros para expandir a sua empresa. Descreve assim o papel fulcral desempenhado pelo banco neste contexto: “Deram-nos informações muito úteis sobre os serviços bancários prestados pela instituição, bem como sobre a obtenção de condições de financiamento vantajosas noutras instituições. Isso foi extremamente importante para nós.”

O banco está associado à Rede Europeia de Embaixadoras do Empreendedorismo Feminino, que incentiva as mulheres de 22 países da UE a criarem as suas próprias empresas, e dá aconselhamento sobre a forma de o fazerem com bons resultados.

Para mais informações:

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:13/03/2014 | Topo