Percurso de navegação

Sapatos de corrida sem calcanhar de Aquiles

Fevereiro de 2012

Sapato de corrida sem calcanhar ©Healus Ltd

Uma tecnologia patenteada permitiu a criação de um sapato de corrida sem calcanhar que melhora o desempenho, exercendo simultaneamente menos pressão sobre o corpo e reduzindo riscos para a saúde. Micro e pequenas empresas uniram esforços para desenvolver este calçado inovador, graças a financiamento da UE destinado à investigação.

Substituindo o calcanhar almofadado dos sapatos de corrida tradicionais por uma sola amortecedora do impacto, integrada sob o meio pé, consegue-se reduzir o impacto no calcanhar bem como nos joelhos e tornozelos.

O projecto é da autoria de Adri Hartveld, fisioterapeuta, fundador e director-geral da empresa Healus Technology English, sedeada no Reino Unido. Esta micro empresa prototipou e testou o conceito ao longo de 10 anos. Para o transformar num produto comercializável, associou-se a vários parceiros de investigação em diversos países europeus, muitos dos quais micro empresas (menos de 10 funcionários) e pequenas empresas (entre 10 e 49 funcionários).

Este consórcio de investigação recebeu 1,02 milhões de euros da UE em subsídios de financiamento ao abrigo do Sétimo Programa-Quadro (FP7) - o tópico "Investigação em benefício das PME" visa reforçar as capacidades de inovação das PME europeias e o seu contributo para o desenvolvimento de produtos e mercados com base em novas tecnologias. O financiamento permitiu levar a cabo a investigação, avaliação e teste, bem como actividades de disseminação e transferência de tecnologia.

Futuramente, o programa de financiamento da UE para a investigação e a inovação irá abranger também a comercialização, ajudando as PME inovadoras a levar os seus produtos do laboratório para o mercado.

Para mais informações:

  • Actual programa-quadro de investigação da UE até 2013 - acessível às PME English (Sétimo Programa-Quadro - FP7)
  • Actual programa de inovação da UE até 2013 - especificamente destinado às PME (Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação - PCI)
  • Para mais informações e aconselhamento financeiro e sobre financiamento da UE para PME, contacte o representante da Enterprise Europe Network English mais próximo de si
  • Futuro programa-quadro de investigação e inovação entre 2014 e 2020 English (Horizonte 2020)

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:24/02/2014 | Topo