Percurso de navegação

Aglomeração grega de microeletrónicas: grandes oportunidades para pequenas empresas

Dezembro de 2012

Painel Solar © iStockphoto - Kyu Oh

Uma das primeiras aglomerações microeletrónicas da Grécia está a abrir novos horizontes para as pequenas empresas gregas, ligando a inovação à sustentabilidade. Isto ajuda a colocar soluções inovadoras no mercado - beneficiando a economia e o ambiente.

Uma pequena empresa grega especializada em sistemas de comunicação e controlo foi selecionada para monitorizar um dos maiores parques de energia solar do país, localizado no norte de Atenas.

O fornecedor de soluções de monitorização de infraestruturas InAccess Networks, que passou de 10 para mais de 50 funcionários nos últimos dois anos, faz parte de uma das primeiras aglomerações gregas microeletrónicas em Atenas.

Lançada pela Coralia, uma organização sem fins lucrativos, em 2008, a aglomeração fornece um manancial de oportunidades para as pequenas empresas com um foco inovador, graças à ajuda da UE. A aglomeração recebeu um financiamento de 40 milhões de euros por parte do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

“Através da aglomeração, tivemos a oportunidade de promover e melhorar as nossas soluções de controlo e monitorização”, diz Vassilis Nellas, diretor da InAccess Networks. Explica que o apoio fornecido abrange vários campos incluindo patentes, gestão dos direitos de propriedade intelectual (DPI), marketing e gestão de produtos.

A iniciativa de aglomeração é uma parceria público-privada que pretende impulsionar o empreendedorismo e a inovação para reforçar a competitividade da Grécia.

Duas outras aglomerações foram recentemente fundadas na Grécia, reunindo mais de 130 empresas.

A UE reconhece que as aglomerações são instrumentos poderosos para o desenvolvimento económico e a inovação, e apoia os países da UE na promoção de iniciativas de aglomeração.

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:26/02/2014 | Topo