Percurso de navegação

PME da Estónia e de Espanha criam parceria para obter resultados à escala global  

Abril de 2012

Telemóvel © Yasin Öztürk  

Situados em extremos diferentes da Europa, o Báltico e a Península Ibérica não parecem ser elementos prováveis de uma parceria. Mas com o apoio da Enterprise Europe Network, duas pequenas empresas tecnológicas destes países criaram uma equipa ganhadora para se lançar fora do mercado da UE. A internacionalização no seu melhor.

A Fortumo, uma empresa de vanguarda da área de pagamentos móveis à base de SMS estabelecida em Tartu, na Estónia, registou uma expansão notável das suas operações nos últimos 12 anos. Esta pequena empresa opera agora em mais de 60 países, contando com 30 colaboradores na sua sede.

No canto oposto do continente europeu, a NVIA, empresa pioneira espanhola, oferece serviços de pagamento móvel semelhantes, no Sul da Europa e na América Latina. Quando a Fortumo pretendeu alargar as suas operações na América Latina, qual a melhor empresa à qual recorrer senão uma empresa já com conhecimentos especializados naquela zona? E, em contrapartida, a Fortumo poderia ajudar a NVIA com as operações que tinha previsto no Báltico e na Europa de Leste.

Infelizmente, não se conheciam – e é aqui que a Enterprise Europe Network interveio. Ao saber da intenção da Fortumo de se expandir para a América Latina, os representantes da Rede no Parque da Ciência de Tartu promoveram o encontro entre a Fortumo e a subsidiária portuguesa da NVIA. Nasceu uma parceria. A subsidiária portuguesa – uma empresa com 6 colaboradores – assegurou o arranque do projeto, sendo que a maior parte da colaboração é agora feita a partir da empresa em Espanha.

“Trabalhar num país novo implica um investimento importante em termos de tempo e dinheiro,” afirma Andrei Dementjev, responsável de operações na Fortumo. “Ficámos muito satisfeitos por contar com a ajuda de um parceiro que tinha as ligações certas com as operadoras móveis nacionais na América Latina.” As empresas colaboram já há dois anos com sucesso em projetos na América Latina.

A Enterprise Europe Network, financiada pela Comissão Europeia, ajuda empresas europeias, possibilitando oportunidades de ligação em rede em 48 países, juntamente com outros serviços de apoio e informação a empresas.

Para mais informações:

  • Enterprise Europe NetworkEnglish - contacte a sua rede local para apoio pessoal em matéria de financiamento, empresas parceiras, tecnologia, etc.
  • FortumoEnglish
  • NVIAEnglish

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:25/11/2013 | Topo