Percurso de navegação

Cogumelo das oportunidades para empresa de geração de imagens

Setembro de 2011

Cogumelos

Com mais de 1 milhão de euros em financiamento para a investigação, a iniciativa «Champi-ON» irá desenvolver um sistema totalmente automatizado de colheita de cogumelos destinados a serem comercializados frescos. Graças à Enterprise Europe Network, uma pequena empresa sedeada em Chipre irá desempenhar um papel fundamental no âmbito deste projecto.

Com sede em Nicosia, a GeoImaging presta um vasto leque de serviços e de consultoria na área da geoinformática, como seja cartografia, navegação por satélite e domínios associados.

Tendo em vista obter financiamento para a investigação, a PME GeoImaging dirigiu-se à divisão da Enterprise Europe Network sedeada na capital cipriota, junto da Fundação de Apoio à Investigação. Com quase 600 organizações parceiras em 49 países, a Network ajuda os empresários a recorrerem a financiamento da UE e coloca-os em contacto com os parceiros certos para projectos bem sucedidos.

Através da Enterprise Europe Network, a GeoImaging tomou conhecimento de um projecto de investigação liderado por Espanha, com vista ao desenvolvimento de um dispositivo tecnologicamente avançado de colheita de cogumelos. Ela própria actualmente um dos oito parceiros da iniciativa Champi-ON, a GeoImaging irá fornecer tecnologia de geração de imagens para que os cogumelos possam ser vendidos frescos em vez de enlatados.

Presentemente, estes cogumelos são colhidos à mão devido aos elevados requisitos de qualidade associados a este produto. A colheita à mão onera os produtores com custos que perfazem até 46% do custo de produção total, pelo que surge a necessidade de inovação tecnológica para manter a competitividade bem como margens aceitáveis. O dispositivo de colheita automática irá utilizar a geração informática de imagens para seleccionar os cogumelos considerados adequados ao mercado de frescos, procedendo subsequentemente à recolha dos mesmos através de um braço robótico, reduzindo assim a mão-de-obra necessária à colheita e manuseamento de cogumelos frescos em 80% e, deste modo, abatendo também os custos.

Stratos Styliandis, que fundou a GeoImaging em 2002, afirma que esta nova colaboração no âmbito da investigação irá permitir à sua empresa expandir a sua rede de parcerias e, quem sabe, colocar um novo produto no mercado. "É importante que as empresas locais desenvolvam a sua actividade num ambiente de cooperação internacional", diz ainda.

"Desde a constituição da Enterprise Europe Network que temos assistido a GeoImaging com aplicações para programas de investigação de âmbito nacional e comunitário", afirma Christakis Theocharous, responsável científico da Network em Chipre. "Sempre que necessitam de alguma coisa, ligam-nos simplesmente." Até à data, a GeoImaging já assegurou financiamento da UE para cinco projectos em diversos sectores.

Mais informações:

  • GeoImagingEnglish
  • Champi-onEnglish
  • Enterprise Europe NetworkEnglish

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:21/02/2014 | Topo