Percurso de navegação

Superar deficiências através de formação assistida por TIC

Outubro de 2011

Formação em design de cerâmica © Barbara Plasonik

Um consórcio europeu gerido pela empresa eslovena Ozara desenvolveu soluções informáticas com o objectivo de disponibilizar oportunidades de formação no sector do design de cerâmica, a pessoas portadoras de deficiência auditiva ou visual. Este projecto foi viabilizado pelo programa de financiamento da UE Leonardo da Vinci.

As pessoas surdas, com deficiência auditiva, cegas ou amblíopes, têm muitas vezes dificuldades no acesso a formação assistida por TIC. Um projecto na área da cerâmica visa oferecer soluções personalizadas. A ACTrain disponibiliza formação gratuita on-line, especificamente concebida para pessoas com incapacidade sensorial, para a produção de artigos de cerâmica. A formação é feita através de material de vídeo interactivo, disponível na Internet.

Por exemplo, as lições são gravadas como exposições áudio e há vídeos com legendas ou interpretação em língua gestual.

A empresa eslovena Ozara, responsável pela criação do projecto, entrou em contacto com a divisão local da Enterprise Europe Network, sedeada na Câmara de Ofícios e Pequenas Empresas de Liubliana, em busca de apoio para a obtenção de financiamento.

A rede identificou o programa da UE Leonardo da Vinci como sendo o indicado para a Ozara, visto que financia projectos práticos no domínio da formação profissional. Larisa Vodeb, especialista da rede, ajudou a empresa a encontrar parceiros e a elaborar uma proposta bem sucedida.

Este consórcio inclui especialistas oriundos da Eslovénia, Grécia, Itália e Áustria, com conhecimento e experiência em educação e formação de pessoas portadoras de deficiência.

Actualmente disponível nas línguas alemã, grega, italiana e eslovena, e nas quatro línguas gestuais nacionais dos parceiros, o programa de formação deverá estar disponível a pessoas portadoras de deficiência de todo o mundo, através de qualquer computador.

Mais informações:

  • See - hear - touch: sítio Web do projectoEnglish
  • Programa Leonardo da VinciEnglish
  • Enterprise Europe NetworkEnglish

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:29/01/2014 | Topo