Percurso de navegação

Microcrédito europeu - como ajudar as empresas mais pequenas a iniciar a sua actividade

Julho de 2011

microStart

As pessoas ou empresas com menos de 10 empregados podem iniciar uma actividade empresarial graças ao microfinanciamento. A microStart apoia pequenas empresas locais em Bruxelas, em questões como a assistência material, logística ou administrativa.

A microStart é uma instituição belga de microcrédito que ajuda microempresários belgas com dificuldades em obter apoio através do sistema bancário tradicional, devido à falta de recursos. Desde a sua abertura no início deste ano, os dois balcões da microStart em Bruxelas aprovaram 30 microfinanciamentos com valores entre os 1000 e os 10 000 euros. Estes microcréditos foram canalizados, por exemplo, para assistir novas empresas lançadas por negociantes, os pequenos restaurantes e as lojas na Internet.

A microStart beneficia do Instrumento de Microfinanciamento Europeu "Progress". Em vez de conceder empréstimos directamente a empresas ou a pessoas que se estabelecem por conta própria, o Instrumento apoia empresários através de organismos oficiais como o microStart. Através deste Instrumento, a Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento permitem que sejam concedidos empréstimos até 25 000 euros. O Instrumento tem como objectivo ajudar todos os que tenham dificuldades de acesso ao crédito bancário: mulheres empresárias, jovens empresários, empresários pertencentes a um grupo minoritáiro, empresários com deficiência, pessoas singulares, etc. No caso de Bruxelas, por exemplo, a maioria dos beneficiários são provenientes da imigração.

O microfinanciamento é vital para o crescimento e o emprego: 99 % das novas empresas na Europa são micro ou pequenas empresas, ao passo que um terço têm origem em iniciativas lançadas por pessoas no desemprego. Até há data cinco países beneficiaram dos microfinanciamentos concedidos no contexto do microfinanciamento europeu "Progress" (Bélgica, Bulgária, Países Baixos, Polónia e Roménia) e dois outros estão em negociações (Lituânia e Chipre).

Saiba mais em:

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:20/02/2014 | Topo