Percurso de navegação

Como nascem os empreendedores - uma história de sucesso sueca

Fevereiro de 2011

Alunos do ensino escolar

A região sueca de Halland conseguiu estimular de forma exemplar o interesse dos jovens pelo empreendedorismo. Esta região foi premiada na cerimónia dos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial realizada o ano passado, pelo trabalho desenvolvido no âmbito da formação de futuros empreendedores.

A região de Halland, uma associação que agrupa autoridades municipais e locais, investiu no desenvolvimento do meio empresarial da região, através da formação e motivação de jovens. As escolas primárias e secundárias passaram a ministrar aulas de empreendedorismo, oferecendo aos alunos a possibilidade de participarem em projectos do tipo empresarial, bem como formação a vários professores para ensinar aptidões empresariais, com actividades que podem ir desde a construção de uma rampa municipal de skate, à aprendizagem da matemática em contextos reais, junto de empresas da região.

De 2007 a 2010, 2500 professores no total participaram no programa de 5 dias que tinha por objectivo aumentar o interesse dos alunos pelo empreendedorismo. A região disponibilizou igualmente aos empresários, professores e alunos um fórum virtual comum para interagirem entre si, para o planeamento de palestras, organização de formações de carácter prático, para acesso a consultoria financeira, entre outros.

Tudo isto levou a que 44% dos jovens da região entre os 18 e os 30 anos queiram agora tornar-se empresários por conta própria, um verdadeiro recorde em toda a Suécia. O número de novas empresas na região registou um aumento significativo.

Mais informações:

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:08/03/2012 | Topo