Percurso de navegação

Cooperação dinamarquesa e grega aventura-se em novas águas

Abril de 2011

Monitor de navegação por satélite North Invent A/S  

A pequena empresa dinamarquesa North Invent A/S produz monitores de navegação para a indústria marítima internacional. Aproveitando ao máximo as oportunidades do networking, conseguiu encontrar um parceiro de negócio na Grécia, um dos mercados chave da empresa.

Construídos para funcionar em condições adversas, os dispositivos fabricados pela North Invent podem ser encontrados em algumas das maiores embarcações do mundo, de navios de cruzeiro a embarcações militares.

Procurar oportunidades no estrangeiro foi desde sempre uma das prioridades da empresa, que exporta 80% dos seus produtos a distribuidores ou representantes europeus, que os revendem posteriormente à Coreia do Sul ou à China.

“Sendo uma das maiores nações de navegação do mundo, a Grécia é obviamente um mercado extremamente interessante para nós”, explica Lars Nordberg-Hansen, Director Geral da North Invent. Como não dispunham nem de tempo nem de recursos para explorarem sozinhos estas oportunidades de negócio, entraram em contacto com a Enterprise Europe Network, que os pôs em contacto com a Associação Dinamarquesa de Exportação. Esta última contactou Anders Skeem, consultor internacional de projecto da empresa dinamarquesa Agro Business Park A/S.

A vasta base de dados de correspondências comerciais da Enterprise Europe Network permitiu a Skeem propor três potenciais parceiros gregos. “Mantemos estreitos contactos com PME de todos os sectores”, explica Constantine Karamanis da divisão grega da Enterprise Europe Network.

A North Invent entrou em negociações com a Marel Electronics SA, uma pequena empresa grega que produz igualmente sistemas de navegação marítima de bordo e que mantém fortes laços com empresas de navegação gregas.

Na sequência de um par de ensaios de funcionamento, as duas empresas detectaram a compatibilidade entre os seus sistemas e decidiram unir esforços. “Com a ajuda da Network, a expectativa é de que venhamos a expandir ainda mais os nossos horizontes internacionais”, afirma Kyriakos Alexopoulos, executivo de topo da Marel.

Para mais informações:

  • North Invent A/SEnglish
  • Marel Electronics S. A.English
  • Enterprise Europe NetworkEnglish

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:10/01/2014 | Topo