Percurso de navegação

SPIN: ajudar as PME em projectos de eco-inovação

Novembro de 2010

Os parceiros SPIN em Vilnius

As pequenas empresas têm por vezes dificuldade em se alinhar com as regras ambientais da UE. As causas tanto poderão ser a ausência de tecnologia e de conhecimentos de gestão para fazer face a estas questões, como pelo facto de não estarem a receber nenhuma ajuda prática ou conselhos úteis dos seus pares. O projecto SPIN - produção sustentável através da inovação nas PME - ajuda as PME na região do Mar Báltico a encontrar respostas para estes desafios.

Inovação sustentável significa o desenvolvimento de novas formas de fabricar, embalar e distribuir os produtos - áreas em que as PME se devem necessariamente concentrar. SPIN é uma plataforma de promoção para projectos eco-inovadores e um ponto de informação que fornece soluções às PME no domínio da produção sustentável. Os parceiros do projecto, liderado pela Agência Federal Ambiental da Alemanha, são todos institutos de tecnologia líderes e administrações de sete países do Mar Báltico: Alemanha, Lituânia, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Estónia e Polónia. O projecto possui um orçamento de €3 milhões e é financiado pela Iniciativa da União Europeia para o Mar Báltico 2007-2013 (Fundo Regional de Desenvolvimento) e beneficiou até agora 2.500 PME de toda a região.

As PME podem beneficiar de várias maneiras da rede SPIN e respectivos serviços: ajuda para resolver problemas de foro tecnológico ou relacionados com a gestão; receber assistência para a divulgação das suas próprias inovações junto de outras PME; e reforçar os seus conhecimentos graças aos 100 peritos que colaboram com o projecto. Os domínios de actividade vão desde as inovações na agricultura e biotecnologia ao mobiliário e vestuário. As inovações no domínio da produção sustentável podem contribuir muito para o êxito das PME, tornando-as mais ecológicas, competitivas e lucrativas.

Navegue pela base de dados sobre inovaçãoEnglish do projecto SPIN para consultar cada país e área de actividade.

O projecto SPIN foi sublinhado pelo Programa de Apoio à Conformidade Ambiental para as PME da UE (ECAP) enquanto bom exemplo prático.

Saiba mais em:

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:08/03/2012 | Topo