Percurso de navegação

Mulheres gregas desempregadas criaram o seu próprio negócio de iguarias

Julho de 2010

Anna Darzenta

Com a ajuda do financiamento da UE, um grupo de mulheres sem experiência profissional anterior conseguiu formar uma cooperativa de trabalhadores como modo de ganharem a vida. Foi assim que nasceu a Cooperativa de Agro-Turismo de Mulheres TO KASTRI.   

A ilha grega de Syros tem uma elevada taxa de desemprego, mas um grupo de activas donas de casa locais uniu os seus esforços para começarem a trabalhar fora de casa abrindo o seu próprio negócio de catering. Desde 2000, Anna Darzenta e outras 27 mulheres têm levado a cabo este empreendimento social, que fornece serviços de catering para festas tanto em Syros como em outras ilhas gregas. Elas também fazem doces e dirigem um bem sucedido restaurante que serve comida grega típica a preços baixos.   

Quando começaram, nenhuma destas mulheres tinha qualquer educação ou formação profissional relevante, mas avançaram apesar disso. O programa EQUAL para a promoção do empreendedorismo feminino, financiado pelo Fundo Social Europeu, ajudou-as desde o início. O programa tem como objectivo atingir uma maior igualdade nos mercados de trabalho na UE e combater a discriminação entre os trabalhadores e os candidatos a emprego. Darzenta está encantada com o apoio da UE, salientando que "o preconceito das pessoas contra nós mulheres" foi o maior obstáculo nos primeiros tempos.

Anna Darzenta apresentou a TO KASTRIPDF [5 MB] no âmbito da Semana Europeia das PME 2010. Darzenta salientou a importância da ajuda da UE e o papel das empresas na criação de empregos e a proporcionar segurança às pessoas.  

Mais informações:

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:10/02/2014 | Topo