Percurso de navegação

Negócios verdes – a grande oportunidade das PME

Dezembro de 2010

Libor Novák

O checo Libor Novák, Foreign Business Manager da Step Trutnov, empresa fabricante de produtos e sistemas de aquecimento de ponta para a indústria energética, encoraja outras PME europeias a tornarem-se verdes. Foi esta a principal mensagem que deixou na Cimeira das PME «How green makes money», realizada em Bruxelas a 18 de Novembro para debater oportunidades de negócio ecológicas e sustentáveis.

Como surgiram as ideias para o negócio verde da Step TrutnovEnglish? Libor Novák explica que a empresa pensou em utilizar restos de palha provenientes de quintas locais e em criar equipamentos que os pudessem utilizar como energia. A empresa soma actualmente êxitos com o fabrico de caldeiras industriais a biomassa, reservatórios de pressão, aquecedores, etc., registando uma penetração gradual em mercados estrangeiros. Embora admita que inicialmente não tenha sido fácil obter financiamento para ideias verdes, a empresa acabou por consegui-lo e por receber também vários tipos de apoios da UE, inclusive nas áreas da inovação e do marketing.

A Cimeira centrou-se nas inúmeras oportunidades de mercado «verdes» de que as pequenas empresas europeias poderão tirar partido, desde a distribuição energética às tecnologias da informação. A mensagem de Novák para outras pequenas empresas é clara: «Não tenham receios, empreendam! Foi o que fizemos e resultou.»

Dado que mais de dois terços dos europeus trabalham em PME, é fundamental que estas empresas se posicionem na vanguarda da economia verde. A mensagem da Cimeira foi clara: as PME são a energia de que a Europa necessita para o futuro e deverão agarrar a oportunidade de negócio que a revolução verde representa. A legislação em matéria de ambiente não deverá ser encarada como um entrave, mas como uma oportunidade para as pequenas empresas na Europa.

Mais de 600 participantes – PME, estruturas empresariais, legisladores, economistas reputados, etc. – estiveram presentes na Cimeira das PME, organizada conjuntamente pela Comissão Europeia e pela Presidência Belga da UE.

Mais informações:

  • Cimeira das PME - How green makes moneyEnglish

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Empresas e Indústria
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:11/02/2014 | Topo