Percurso de navegação

A escola de dança de Nuria, uma realidade graças ao microcrédito

Abril 2010

O sonho de Nuria Ventura de abrir a sua própria escola de dança em Barcelona tornou-se realidade graças ao microcrédito. “Sem o microcrédito, eu não poderia ter aberto a escola: a escola dá-me estabilidade, é o meu futuro”.

Nuria Ventura é coreógrafa, directora artística, dançarina de flamengo e de dança contemporânea, assim como directora e professora de uma escola de dança. O seu plano para abrir a sua própria escola de dança tornou-se possível em 2007 graças a um microcrédito apoiado pela UE no valor de 25.000€, o que lhe permitiu arrendar as instalações e renová-las para as actividades da escola.

Começou com 20 alunos, mas este número aumentou para 60 em menos de dois anos. “Eu gostaria que a escola se tornasse numa das principais escolas de dança da região, associada aos melhores profissionais desta área. E também gostaria de aumentar o número de alunos.” A escola de Nuria também criou emprego: actualmente ela tem 10 funcionários em part-time. 

“Obter o microcrédito foi fácil: Apresentei o meu plano e o meu curriculum e eles consideraram o plano viável. Eu também tinha uma ideia clara sobre o negócio e a formação profissional relacionada, portanto fui escolhida.”

O Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação a aplicar no período de 2007-2013 oferece a possibilidade de garantias de microcrédito através de instrumentos financeiros geridos pelo Fundo Europeu de InvestimentoEnglish. Ao abrigo do instrumento “Vertente dos Microcréditos do Mecanismo de Garantia às PMEs”, o FEI proporciona garantias de empréstimo a organizações de microcrédito para empréstimos até 25.000€ a microempresas (as que empregam até 9 funcionários).

Graças aos microcréditos apoiados pela UE, muitos empresários na Europa têm a oportunidade de iniciar ou desenvolver uma pequena empresa. O MicroBank, o banco social do banco espanhol La Caixa, concede microcréditos garantidos pelos programas da UE a pessoas que não conseguem obter créditos de outros bancos. Deste modo, as pessoas menos favorecidas têm uma oportunidade de se desenvolverem e também criarem empregos e aumentarem a produção.   


Mais informações:

  • As microempresas podem encontrar mais informações sobre os intermediários financeiros que podem conceder empréstimos ao abrigo do Programa de Microcrédito, no sítio Web Access2finance
  • Mais informações sobre a política da Comissão Europeia para as iniciativas de microcréditoDeutschEnglishfrançais

Todas as histórias de sucesso

Topo
Mas o que é uma PME?

Notícias

    Todas as notíciasRSS

    Principais programas para empreendedores

    • Internacionalize a sua empresa com a Enterprise Europe Network
    • Aconselhe um futuro empresário com o Erasmus for Young Entrepreneurs

    Este sítio Web é gerido pela DG Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME
    e financiado ao abrigo do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI).

    Última atualização:04/02/2014 | Topo