Intercâmbio de pessoal de investigação e inovação (RISE)

Gostaria que o seu pessoal adquirisse experiência num ambiente de trabalho diferente (setor académico ou setor privado) ou noutro país? O programa de intercâmbio de pessoal de investigação e inovação (RISE ) financia intercâmbios profissionais de curta duração que conciliem a excelência científica com a exposição a outros países e setores. O RISE permite uma maior interação entre as organizações académicas e não académicas na Europa e no resto do mundo.

Quem pode candidatar-se?

Esta ação destina-se a apoiar entidades como universidades, centros de investigação ou empresas que proponham intercâmbios de curta duração ao seu pessoal. As propostas devem incluir, pelo menos, três parceiros, que podem ser universidades, institutos de investigação ou organizações não académicas. As pequenas e médias empresas (PME) são incentivadas a participar.

As organizações parceiras devem estar estabelecidas em três países diferentes. Pelo menos dois destes devem ser. Também podem participar parceiros de países do resto do mundo. Se se tratar de um intercâmbio entre a UE e um país associado deve obrigatoriamente ter caráter intersetorial. Nas parcerias internacionais, são possíveis intercâmbios dentro do mesmo setor.

Os parceiros reúnem-se e propõem um projeto conjunto. As propostas devem valorizar a criação de redes, a partilha de conhecimentos e o desenvolvimento de competências do pessoal.

Pode beneficiar de um destacamento qualquer membro do pessoal de investigação, independentemente da nacionalidade e do nível de carreira(de pós-graduados a investigadores experientes). Podem também ser destacados membros do pessoal que desempenhem funções de gestão, técnicas ou administrativas.

Que atividades podem ser financiadas?

Todos os domínios de investigação podem ser financiados, exceto os abrangidos pelo Tratado EURATOM (artigo 4.º e anexo I).

Quais as despesas cobertas pelo financiamento?

A subvenção apoia destacamentos com uma duração de um mês a um ano. Os membros do pessoal em causa devem ter participado ou estado envolvidos em atividades de investigação e inovação, pelo menos, seis meses, antes do destacamento. Findo este, regressam obrigatoriamente à organização de origem, a fim de transmitir os seus conhecimentos.

O financiamento de um projeto RISE pode cobrir um período até quatro anos.

Quem toma as decisões?

Os projetos RISE são selecionados através de um convite à apresentação de propostas e de uma avaliação transparente independente, com base num conjunto de critérios previamente determinados, definidos no e seus.

Como pode candidatar-se?

As propostas devem ser apresentadas no âmbito de um convite à apresentação de propostas. Todos os convites à apresentação de propostas e respetivas informações, como o guia do candidato e os critérios de elegibilidade, podem ser consultados no portal do participante.

Para mais conselhos e informações, contactar os pontos de contacto nacionais e o Helpdesk do Horizonte 2020.