Tem algum programa de mobilidade de investigadores e gostaria de obter fundos para o expandir ou para lhe conferir uma dimensão internacional? O COFUND disponibiliza financiamento adicional para programas regionais, nacionais ou internacionais, novos ou existentes, que visem conferir uma dimensão internacional e intersetorial à formação e ao desenvolvimento das carreiras profissionais na área da investigação. Podem ser apoiados programas de doutoramento ou programas de bolsas para investigadores experientes.

A mobilidade transnacional abre novos horizontes aos investigadores.

Quem pode candidatar-se?

Esta ação destina-se a apoiar organizações que financiem ou assegurem a gestão de programas de doutoramento ou programas de bolsas de investigação.

Cada proposta COFUND deve comportar um único participante: ministério, entidade regional, organismo de financiamento, universidade, centro ou instituto de investigação ou empresa.

Os investigadores com experiência devem apresentar a sua candidatura diretamente ao organismo de financiamento. Os doutorandos podem encontrar ofertas de programas cofinanciados no portal Euraxess.

Que atividades podem ser financiadas?

Todos os domínios de investigação podem ser financiados, exceto os abrangidos pelo Tratado EURATOMpdf (artigo 4.º e anexo I).

A mobilidade transfronteiriça é obrigatória. É também incentivada a mobilidade intersetorial.

Quais as despesas cobertas pelo financiamento?

O cofinanciamento apoia a formação e o desenvolvimento das carreiras profissionais de doutorandos e investigadores experientes.

As organizações participantes recebem por cada investigador apoiado um montante fixo, a título de contribuição para o subsídio de subsistência do investigador e os custos de gestão do programa.

Os programas selecionados beneficiarão de cofinanciamento por um período de três a cinco anos, até um montante total de dez milhões de euros.

Quem toma as decisões?

Os projetos COFUND são selecionados através de um convite à apresentação de propostas e de uma avaliação transparente independente, com base num conjunto de critérios previamente determinados, definidos no e seus.

Como pode candidatar-se?

As propostas devem ser apresentadas no âmbito de um convite à apresentação de propostas. Todos os convites à apresentação de propostas e respetivas informações, como o guia do candidato e os critérios de elegibilidade, podem ser consultados no portal do participante.

Para mais conselhos e informações, contactar os pontos de contacto nacionais e o Helpdesk do Horizonte 2020.

 Czech success story

Meet our fellows

Thinking big: Czech success story

SoMoPro is a COFUND Marie Curie project, a regional grant programme backed by European funding set up to attract skilled researchers to the South Moravian Region. Read full storyEnglish (en)

Find more success storiesEnglish (en)