Percurso de navegação

Regime internacional de intercâmbio de pessoal de investigação (IRSES) - Marie Curie Actions

As acções Marie Curie apoiam já há algum tempo a mobilidade dos investigadores a nível individual. Entretanto, surgiu a necessidade de um sistema semelhante para as organizações de investigação, nomeadamente no que se refere a intercâmbios com o exterior da Europa.

O novo regime internacional de intercâmbio de pessoal de investigação veio colmatar essa lacuna, ajudando as organizações a estabelecer ou reforçar uma cooperação de longo prazo, através de um programa de intercâmbio coordenado do seu pessoal.

Quem se pode candidatar?

No Regime internacional de intercâmbio de pessoal de investigação podem participar organizações de investigação activas (por exemplo, universidades, centros de investigação, etc). Os projectos devem contar com a participação de pelos menos duas organizações independentes de pelo menos dois países da UE ou Estados Associados MAIS uma ou várias organizações localizadas em países com os quais a UE tenha um acordo de cooperação científica e tecnológica (acordo C&T) ou em países abrangidos pela política europeia de vizinhança.

Acordos de cooperação científica e tecnológica da UE:
http://ec.europa.eu/research/iscp/index.cfm?lg=en&pg=countries

Sítio Web da Política Europeia de Vizinhança
http://ec.europa.eu/world/enp/index_en.htm Traduções da ligação anterior 

As funções de coordenador são assumidas por uma das organizações dos países da UE ou dos Estados Associados participantes no projecto.

Que temas podem ser financiados?

São bem-vindos projectos em todos os domínios da investigação científica e tecnológica de interesse para a UE. Há uma única excepção: não podem ser financiados projectos em domínios de investigação cobertos pelo Tratado EURATOM.

O que é coberto pelo financiamento?

Por cada membro do pessoal de uma organização de país da UE ou Estado Associado que permaneça num país terceiro elegível é paga uma quantia mensal para cobrir os custos da mobilidade (incluindo custos de deslocação). Podem igualmente ser cobertos os custos da estada do pessoal de organizações de determinados países terceiros na Europa. O pessoal destacado deve continuar a receber o seu salário e deverá regressar às respectivas organizações de origem após o período de mobilidade.

O programa de intercâmbio de pessoal pode beneficiar de apoio durante um período de 24 a 48 meses. A duração máxima das trocas individuais de pessoal é de 12 meses.

Quem decide?

A selecção das propostas é feita por concurso público. As propostas são objecto de uma análise independente pelos pares que as avaliam com base numa série de critérios pré-definidos.

Como candidatar-se?

As propostas são submetidas em resposta a um convite à apresentação de propostas. Informe-se dos convites em aberto e submeta propostas através do portal do Participante. Poderá encontrar uma lista de concursos abertos para Ações Marie Curie e conselhos práticos na secção "Candidatar-se agora" deste Web site.

Researchers funded by Marie Curie Actions to tackle food quality and safety genetically

Meet our fellows

Researchers funded by Marie Curie Actions to tackle food quality and safety genetically

An international EU-funded partnership is leading the way in food quality and safety. Headed by the University of the West of England (UWE) in the UK, the project, which includes eight institutions from seven countries, studies the genetic aspects of food quality to improve safety standards.Read full storyEnglish (en)

Choose high-contrast version Set page to normal font size Increase font size by 200 percent Send this page to a friend print this page

How to apply
Participant Portal – check Marie Curie Actions calls & submit your proposal (electronic submission service).
FAQ

Concursos abertos