Percurso de navegação

Parcerias e pontes entre as empresas e as universidades (IAPP)

© ESRF

A investigação e as empresas têm de trabalhar lado-a-lado, para o seu próprio bem e o de toda a sociedade. Para competir nos mercados mundiais, a indústria europeia precisa dos resultados da investigação. Por sua vez, a investigação precisa dos recursos adicionais que as empresas podem fornecer.

É por este motivo que as acções Marie Curie têm vindo a desenvolver parcerias e pontes entre as empresas e as universidades, ajudando organismos públicos e privados que se dedicam à investigação a trabalharem juntos. Os parceiros incluem universidades e empresas de todas as formas e feitios.

Ao incentivar os projectos de investigação conjuntos, pretende-se intensificar as trocas entre os sectores comercial e não comercial.

Quem se pode candidatar?

Para se poderem candidatar ao financiamento ao abrigo da acção Parcerias e pontes entre as empresas e as universidades, os projectos devem contar com a participação de uma ou mais universidades/centros de investigação e de uma ou mais empresas. É incentivada e valorizada a participação de pequenas e médias empresas (PME).

Os vários parceiros propõem um projecto com base num programa de cooperação conjunto. Os parceiros industriais devem operar numa base comercial. Por outras palavras, têm de ser empresas cujas receitas provenham essencialmente do mercado. Mas podem ser empresas inseridas em viveiros, empresas em fase de arranque, empresas de capital de risco, etc.

A cooperação transfronteiras é outro aspecto fundamental. Os projectos devem contar com a participação de parceiros de, pelo menos, dois Estados-Membros ou de um Estado-Membro e de um país associado da UE. Os parceiros de países terceiros também podem participar, mas apenas se a parceria já incluir o número suficiente de parceiros de Estados-Membros ou de países associados da UE.

Que temas podem ser financiados?

São bem-vindos projectos em todos os domínios de investigação científica e tecnológica de interesse para a UE. Os projectos devem promover uma parceria estratégica de investigação, que pode ser coordenada por um participante que exerça uma actividade industrial ou académica.

A proposta também deve pressupor uma cooperação a longo prazo e aproveitar na íntegra todas as competências e sinergias disponíveis na parceria. Há uma única excepção: não podem ser financiados projectos em domínios de investigação cobertos pelo Tratado EURATOM.

O que é coberto pelo financiamento?

Os custos da mão-de-obra são financiados a 100% durante um período de 4 anos.

Pretende-se apoiar:

  • O intercâmbio de competências e experiências através do destacamento uni ou bilateral de investigadores entre parceiros que exerçam uma actividade industrial ou académica.
  • O recrutamento de investigadores com experiência externos à parceria, para participação na transferência de conhecimentos e/ou na formação de investigadores
  • O trabalho em rede, seminários e conferências com a participação de investigadores externos, bem como dos investigadores dos parceiros.

A criação de parcerias estratégicas sólidas é o principal objectivo da acção Parcerias e pontes entre as empresas e as universidades. Trata-se de garantir o intercâmbio de conhecimentos específicos e a mobilidade do pessoal entre parceiros do sector público e privado a longo prazo.

Quem decide?

A selecção das propostas é feita por concurso público. As propostas são objecto de uma análise independente pelos pares que as avaliam com base numa série de critérios pré-definidos.

Como candidatar-se?

As propostas são submetidas em resposta a um convite à apresentação de propostas. Informe-se dos convites em aberto e submeta propostas através do portal do Participante. Poderá encontrar uma lista de concursos abertos para Ações Marie Curie e conselhos práticos na secção "Candidatar-se agora" deste Web site.

Radiography of the Past

Meet our fellows

Radiography of the Past

The Marie Curie Industry-Academia Partnerships and Pathways project RADIO-PAST, studies "non-destructive" approaches to complex archaeological sites.Read full storyEnglish (en)

Choose high-contrast version Set page to normal font size Increase font size by 200 percent Send this page to a friend print this page

How to apply
Participant Portal – check Marie Curie Actions calls & submit your proposal (electronic submission service).
FAQ

Concursos abertos