Percurso de navegação

Co-financiamento de programas regionais, nacionais e internacionais (COFUND)

© European Union

A mobilidade transnacional abre novos horizontes aos investigadores.

Para incentivar esta mobilidade, as acções Marie Curie oferecem um financiamento adicional para programas de bolsas para formação em investigação e evolução na carreira, regionais ou nacionais, novos ou já existentes. Podem também apoiar e reforçar programas internacionais novos ou já existentes.

Quem se pode candidatar?

Os candidatos têm de ser entidades públicas ou privadas responsáveis pelo financiamento e pela gestão de bolsas ou de programas de formação em investigação. Podem ser ministérios, institutos ou agências de investigação, organizações internacionais ou outras entidades com uma missão pública, como as universidades.

Que temas podem ser financiados?

São bem-vindos projectos de todos os domínios da investigação e da formação em investigação, na condição de incorporarem um elemento de mobilidade transnacional. Os programas COFUND podem abranger vários ou todos os domínios de investigação ou podem circunscrever-se a um domínio restrito. Há uma única excepção: não podem ser financiados projectos em domínios de investigação cobertos pelo Tratado EURATOM.

O que é coberto pelo financiamento?

Os participantes apresentam propostas multianuais para bolsas e programas de investigação em formação específicos com vista ao seu co-financiamento. Estes programas devem estar abertos a investigadores experientes e prever, pelo menos, uma forma de mobilidade transnacional, por exemplo a saída ou a entrada e reintegração dos investigadores na Europa. Os programas elegíveis são co-financiados em 40% dos custos da bolsa, com uma contribuição máxima da UE de 10 milhões de euros por organização e por convite. Os programas seleccionados serão co-financiados por um perído de 24 a 60 meses.

Quem decide?

A selecção das propostas é feita através de uma análise transparente e independente pelos pares. Os critérios de avaliação incidem na qualidade do processo de avaliação para a selecção de bolseiros em termos de transparência e igualdade de tratamento dos candidatos, qualidade da avaliação pelos pares, gestão da capacidade, acessibilidade do processo de candidatura e vantagens do programa em termos de evolução da carreira para os investigadores envolvidos.

Como candidatar-se?

As propostas são submetidas em resposta a um convite à apresentação de propostas. Informe-se dos convites em aberto e submeta propostas através do portal do Participante. Poderá encontrar uma lista de concursos abertos para Ações Marie Curie e conselhos práticos na secção "Candidatar-se agora" deste Web site.

Thinking big: Czech success story

Meet our fellows

Thinking big: Czech success story

SoMoPro is a COFUND Marie Curie project, a regional grant programme backed by European funding set up to attract skilled researchers to the South Moravian Region.Read full storyEnglish (en)

Choose high-contrast version Set page to normal font size Increase font size by 200 percent Send this page to a friend print this page

How to apply
Participant Portal – check Marie Curie Actions calls & submit your proposal (electronic submission service).
FAQ

Concursos abertos