Banner Research Advertência jurídica importante
   
Contacto   |   Pesquisa no EUROPA   
Investigação urbana
elemento gráfico Home
elemento gráfico Visão geral
elemento gráfico Administração e gestão urbana sustentável
elemento gráfico Planeamento e concepção espacial
elemento gráfico Construção sustentável e património cultural
elemento gráfico Direcções para o futuro
   
image image
elemento gráfico Outros projectos temáticos

 

image

Direcções para o futuro

A investigação da UE sobre gestão urbana sustentável e utilização dos solos ajuda a traduzir os princípios de desenvolvimento sustentável em prática corrente. Graças aos projectos europeus, estão agora disponíveis muitas ferramentas para desenvolver e implementar estratégias rentáveis para o desenvolvimento sustentável no solo. Além disso, a investigação da UE contribuiu para o aparecimento de um quadro de avaliação integrada para tomadas de decisão sustentáveis. A investigação no futuro irá desenvolver ainda mais este âmbito e alargar a sua aplicação a problemas relacionados com a utilização dos solos.

As direcções estratégicas das políticas da UE na área da sustentabilidade urbana - especialmente as articuladas pelo Conselho de Lisboa, a Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável da UE, as Tecnologias Ambientais e os Planos de Acção para o Ambiente e Saúde - continuarão a precisar do apoio da investigação. Entretanto, uma maior cooperação internacional, tal como a colaboração iniciada com o UN-HABITAT, é também essencial para alcançar as ambições de sustentabilidade da Europa e do resto do Mundo.

Contudo, pode vir a ser necessária uma mudança de ênfase para uma investigação mais aplicada para estimular a aceitação por parte de profissionais e responsáveis pelas políticas de muitas novas ferramentas, normas e sistemas desenvolvidos pelos projectos de investigação da UE. É também necessário mais esforços para desenvolver mais profundamente as tecnologias ambientais para ajudar a pôr em prática as políticas de sustentabilidade em toda a União.

O futuro … que virá a seguir?

Uma integração mais forte entre a investigação urbana e a utilização dos solos é um objectivo futuro vital para a Europa, especialmente para expandir o estudo de espaços urbanos para o nível regional. O aparecimento de problemas, como o crescimento sustentável, turismo e cultura, ambiente e saúde, áreas urbanas e costeiras vulneráveis, acidentes naturais e humanos, mudanças demográficas, assim com o impacto da globalização, irão também dominar a investigação no futuro. Podia ser também dada maior atenção à abordagem económica (ou seja, custos exteriores) e tecnológica (ou seja, ETAP) para o desenvolvimento sustentável.

Seguir as melhores investigação e informação disponíveis é a única forma de poder tomar as decisões correctas de políticas para assegurar que o desenvolvimento urbano sustentável acontece agora e no futuro.

Mais informações

E-mail: rtd-sustainable@ec.europa.eu

Para mais informações, contacte:
Comissão Europeia
Direcção Geral da Investigação

E-mail: Research Contacts page
ec.europa.eu/research

Unidade de Informação e Comunicação
B-1049 Bruxelas
Fax: +32 2 295 82 20

Top

 

  page 1 page 2 page 3 page 4 page 5
elemento gráfico