Advertência jurídica importante
   
Contacto   |   Pesquisa no EUROPA   
Nanotecnologia
Graphic element Home
Graphic element Contexto
Graphic element Novas técnicas
Graphic element Prioridades
Graphic element Áreas de aplicação
Graphic element Nano-revolução
Graphic element Para mais informação
   
image image
Graphic element Outros projectos temáticos

 

image

Contexto

O pequeno é maravilhoso

O prefixo nano indica extrema pequenez. Tão pequeno, de facto, que uma estrutura nanodimensionada tem de ser ampliada mais de 10 milhões de vezes para a podermos facilmente apreciar em pormenor a olho nu. A nanotecnologia refere-se a tecnologias em que a matéria é manipulada a escala atómica e molecular para criar novos materiais e processos. Não é apenas o estudo do muito pequeno, é a aplicação prática desse conhecimento.
Há duas formas principais de entrar no nanomundo: o fabrico molecular envolve a manipulação de átomos individuais (que funcionam da base para o topo) e a ultra miniaturização que resulta em dispositivos cada vez mais pequenos (que funcionam do topo para a base).

O Nanomundo:

Distinguem-se três sectores essenciais:

Nanoelectrónica
Prosseguir o desenvolvimento em microelectrónica, especialmente para computadores, mas a escalas significativamente mais pequenas.

Nanobiotecnologia
Combinar a engenharia à nanoescala com a biologia para manipular sistemas vivos ou construir materiais biologicamente inspirados a nível molecular.

Nanomateriais
Controlar com precisão a morfologia à dimensão nanoescala das substâncias ou partículas para produzir materiais nanoestruturados. Ao envolver todos estes domínios que se sobrepõem, os instrumentos medem e manipulam estruturas ultra pequenas, os microscópios de resolução nanoescala.

Novos mundos abrem novas oportunidades

As mudanças nas propriedades moleculares de um material à nanoescala pode realçar fortemente as suas propriedades físicas e químicas a grande escala. Ainda não compreendemos cabalmente todos os pormenores subjacentes a este assunto. O próximo desafio consiste em aumentar proporcionalmente os métodos do nanofabrico para a produção em massa pela indústria. A investigação fundamental é agora essencial para explorar todo o potencial da nanotecnologia.

Em preparação

No âmbito do quinto programa-quadro da Comissão para a Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (IDT), os programas que recebem o maior financiamento para nanotecnologia foram:

  • Melhoria e qualidade de vida;
  • Tecnologias da sociedade da informação (TIC);
  • Crescimento competitivo e sustentável;
  • Redes de Formação para a Investigação.
São aqui apresentados dois projectos de cada um destes programas para ilustrar a amplitude e o alcance da recente investigação em nanotecnologia na UE.

Top

 

  page 1 page 2 page 3 page 4 page 5 page 6
Coluna de feixes iónicos focalizados (FIB).
Coluna de feixes iónicos focalizados (FIB).