Advertência jurídica importante
   
Contacto   |   Pesquisa no EUROPA   
Energia de fusão
Graphic element Home
Graphic element Energia e fusão: desafios do futuro
Graphic element O programa de investigação da fusão energética europeia
Graphic element Investigação em matéria de fusão
Graphic element A ciência subjacente à fusão
Graphic element ITER – O próximo passo
Graphic element Estratégia a longo prazo
Graphic element Para mais informação
   
image image
Graphic element Outros projectos temáticos

 

image

Investigação em matéria de fusão

Abastecimento energético futuro

A fusão oferece a possibilidade de aprovisionamento de energia a grande escala para o longo prazo sem emissões de gases com efeito de estufa associados. Os modelos conceptuais para as futuras centrais eléctricas de fusão estão baseados nas linhas de investigação existentes, principalmente o “Tokamak” que já atingiu 16 megawatts de potência de fusão durante alguns segundos. A física de fusão é agora suficientemente bem compreendida para progredir rumo à demonstração científica e tecnológica da fusão, ao mesmo tempo que progride a I&D para a tecnologia necessária à construção de uma central eléctrica comercial.

A abordagem coordenada e de colaboração prosseguida na Europa conseguiu realizar projectos comuns que culminaram no JET (Toro Comum Europeu), situado em Abingdon (RU). Este dispositivo, que continua a ser o mais potente do mundo, é simplesmente demasiado grande para que um único Estado-Membro fosse capaz de o desenvolver sozinho. O JET é a única máquina actualmente capaz de funcionar com uma a mistura combustível de deutério-trítio que será utilizada nas futuras centrais eléctricas de fusão.

Cerca de 2 000 cientistas e engenheiros trabalham actualmente sobre a gama necessária de projectos da física e da tecnologia de fusão em mais de 30 laboratórios nos Estados-Membros e nos países associados. Este esforço coordenado comum deu lugar a um Espaço Europeu de Investigação modelo e colocou a Europa numa posição de liderança em matéria de investigação da fusão em todo o mundo.

Top

 

  page 1 page 2 page 3 page 4 page 5 page 6 page 7