Advertência jurídica importante
   
Contacto   |   Pesquisa no EUROPA   
Energia de fusão
Graphic element Home
Graphic element Energia e fusão: desafios do futuro
Graphic element O programa de investigação da fusão energética europeia
Graphic element Investigação em matéria de fusão
Graphic element A ciência subjacente à fusão
Graphic element ITER – O próximo passo
Graphic element Estratégia a longo prazo
Graphic element Para mais informação
   
image image
Graphic element Outros projectos temáticos

 

image

Estratégia a longo prazo

Energia comercial

O mapa convencional do percurso de realização da produção energética proveniente da fusão prevê a sua produção comercial dentro de 50 anos. Estão previstas duas novas gerações de máquinas experimentais para além do ITER: 

  • o “DEMO” poderia ser utilizado para demonstrar toda a tecnologia relacionada com o reactor e produzir, pela primeira vez, quantidades significativas de electricidade a partir da fusão; ao passo que 
  • o “PROTO” poderia funcionar como central eléctrica protótipo, aceitando eventuais requintes de tecnologia remanescentes e apresentando a produção de electricidade em termos comerciais.

“Via Rápida” para a fusão

Um estudo pericial recente elaborou uma abordagem de “via rápida” que demonstrava a viabilidade técnica da energia de fusão num período de 25 a 30 anos, a partir do início da construção do ITER. Para o realizar, têm de ser dados passos de investigação sequenciais em paralelo, como a realização comum da IFMIF no âmbito da cooperação internacional, enquanto alguns dos testes tecnológicos planeados para o DEMO seriam incorporados na experiência ITER. Seguir-se-ia uma única experiência DEMO/PROTO, produzindo um protótipo credível para um reactor gerador de energia de fusão.

Top

 

  page 1 page 2 page 3 page 4 page 5 page 6 page 7