Contacto  |  Pesquisa no EUROPA   
Anti-dopagem
Button Home
Button Contexto
Button Abordagem técnica
Button Controlo da qualidade
Button Coordenação global
Button Para o futuro
Button Mais informação
   
image image
Button Outros projectos temáticos

 

image

Contexto

Definição da situação

O desporto é uma parte fundamental de praticamente qualquer cultura e sociedade no mundo. Poucas pessoas poderão dizer nunca terem sido inspiradas, num momento qualquer da sua vida, por um acontecimento desportivo, como praticante ou como espectador. Consideramos o desporto importante e cheio de significado, talvez como uma metáfora para a própria vida, com os seus desafios a superar, os seus sucessos e os seus fracassos.

Infelizmente, o lado mais obscuro da natureza humana também se reflecte no desporto sob a forma de acções desonestas. A dopagem é um método desonesto que existe há séculos, e mesmo milénios, tendo-se verificado no terceiro século antes da nossa era, nos Jogos Olímpicos da antiguidade.

Nos últimos anos, o desporto, o lazer e a recreação têm vindo a constituir uma das grandes áreas de crescimento económico e de emprego à escala mundial, envolvendo verbas cada vez mais avultadas para os atletas e os organizadores e estímulos e recursos para os vigaristas.

O relatório Hardop

A Comissão Europeia tem-se empenhado em apoiar a luta contra a dopagem no desporto. Um projecto preliminar, conhecido por "Harmonização de métodos e medidas na luta contra a dopagem" ou relatório Hardop, financiado em 1998 pela Comissão Europeia, procura identificar a pesquisa necessária para melhorar o combate da dopagem no desporto. O relatório final do projecto, publicado em 1999, aponta a necessidade de novos desenvolvimentos, não só nas tecnologias de medição e de teste, como também na coordenação e educação.

O relatório completo Hardop está disponível na Internet: http://ec.europa.eu/research/smt/hardop-en.pdf

Top

 

  page 1 page 2 page 3 page 4 page 5 page 6
Anti-dopagem