FP7 in Brief illustration from FP7 in Brief brochure How to get involved in the EU 7th Framework Programme for Research

Como deve responder a uma convocatória

Apresente a sua proposta

Você responde a uma convocatória apresentando a sua proposta. As propostas podem ser apresentadas a qualquer momento desde a publicação da convocatória até ao prazo final. O guia para candidatos (também publicado por cada convocatória no CORDIS) indicar-lhe-á os trâmites processuais e também outros documentos úteis. Existe uma ferramenta em linha, o «Electronic Proposal Submission Service» (EPSS), que constitui o canal obrigatório para a apresentação de propostas.

O que acontece depois de eu apresentar uma proposta?

Terminando o prazo da convocatória, todas as propostas apresentadas são avaliadas por um painel de avaliadores independentes que sejam especialistas reconhecidos nas áreas de interesse. O painel verificará as propostas contra um conjunto publicado de critérios para determinar se a qualidade da investigação proposta merece o financiamento.

Os critérios fundamentais usados nesta avaliação são explicados no guia do candidato.

E se a minha proposta for aceite?

Quando as propostas são aceites, a Comissão Europeia inicia negociações técnicas/científicas com o seu consórcio para tratar dos detalhes do projecto. Por fim, redige-se um acordo de financiamento entre cada participante e a Comissão. Este acordo consignará os direitos e obrigações dos beneficiários e da Comunidade Europeia, incluindo a contribuição financeira da UE para os custos do seu projecto de investigação.

Para saber mais sobre todos os tópicos relacionados com as convocatórias (incluindo conselhos passo-a-passo sobre a apresentação de propostas, critérios de participação/exclusão, avaliações, propriedade intelectual, etc.), por favor consulte o guia do candidato disponível no CORDIS em cordis.europa.eu/fp7/.

cover of the brochure
(~1.3 MB)
 
Topo