Navigation path

Additional tools

Os Fundos

Instrumentos de apoio especiais

A Comissão Europeia (Direcção-geral da Política Regional), em cooperação com o grupo do Banco Europeu de Investimento e outras instituições financeiras criaram quatro iniciativas conjuntas, no quadro do período de programação 2007-2013, com vista a tornar a política de coesão mais eficiente e sustentável. Duas delas têm a ver com a promoção de instrumentos de engenharia financeira (JEREMIE e JESSICA) e as outras duas (JASPERS e JASMINE) funcionam como instrumentos de assistência técnica.

  • JASPERS : Joint Assistance to Support Projects in European Regions (Assistência Conjunta de Apoio a Projectos nas Regiões Europeias) é um instrumento de assistência técnica para os doze Estados-Membros da UE que aderiram à União entre 2004 e 2007. Disponibiliza aos Estados-Membros em causa o apoio de que necessitam para a preparação de grandes projectos de elevada qualidade, que serão co-financiados por fundos europeus.
  • JEREMIE : Joint European Resources for Micro to Medium Enterprises (Recursos Europeus Comuns para as Micro e as Médias Empresas) é uma iniciativa da Comissão Europeia, em parceria com o Fundo Europeu de Investimento. Promove o uso de instrumentos de engenharia financeira a fim de melhorar o acesso a financiamento por parte das microempresas e das PME, através de intervenções dos Fundos Estruturais.
  • JESSICA : Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas (Apoio Europeu Comum para o Investimento Sustentável em Zonas Urbanas) é uma iniciativa da Comissão Europeia, em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (BDCE). Promove a regeneração e o desenvolvimento urbano sustentáveis, através de mecanismos de engenharia financeira.
  • JASMINE : Joint Action to Support Micro-finance Institutions in Europe (Acção Comum de Apoio às Instituições de Microfinanciamento na Europa) visa prestar assistência técnica e apoio financeiro a instituições de microcrédito não bancárias, bem como ajudá-las a melhorar a qualidade das suas operações, com vista à sua expansão e sustentabilidade. A iniciativa JASMINE tem ainda por objectivo promover boas práticas no domínio do microcrédito e a elaboração de um código de conduta para instituições de microcrédito.

Contacto

Comissão Europeia – Direcção-Geral da Política Regional
Unidade B3 – Financial Instruments and relations with International Financial Institutions
Avenue de Beaulieu 5
B-1160 Brussels
Tel: +32 2 299 12 98/ 68125
Fax: +32 2 292 0904
REGIO-B3-FINANCIAL-INSTRUMENTS@ec.europa.eu

Política regional da UE: Mantenha-se informado