Navigation path

Additional tools

Os Fundos

Acesso aos fundos

Projectos de en fr já co-financiados pelos fundos regionais europeus.
Beneficiários en de financiamento em cada região.

Onde me posso candidatar aos fundos regionais?

A candidatura deve ser feita junto da autoridade que gere o programa regional em causa, que avaliará o projecto e decidirá sobre a atribuição do financiamento.
Descubra a sua autoridade de gestão de en fr

Quem se pode candidatar aos fundos regionais?

  • Entre as organizações que podem beneficiar dos fundos regionais encontram-se os organismos públicos, algumas organizações do sector privado (especialmente pequenas e médias empresas), universidades, associações, ONG e organizações de voluntariado. As empresas estrangeiras instaladas na região abrangida pelo programa operacional em causa também se podem candidatar, desde que cumpram as regras europeias em matéria de contratos públicos.
  • Para mais informações sobre quem se pode candidatar na sua região, contacte a sua autoridade de gestão de en fr.
  • Os promotores de projectos em países candidatos ou potenciais candidatos à adesão à UE devem contactar o Instrumento de Assistência de Pré-Adesão (IPA).
  • Na maior parte dos casos, o financiamento é concedido a projectos. Daí que seja necessário conceber um projecto para poder ser elegível para a obtenção de financiamento, o qual será recebido em diversas fases do processo.

O meu projecto é elegível?

  • Antes de se candidatar a uma subvenção, deverá verificar quais são os programas operacionais de en fr europeus na sua região. A candidatura do seu projecto deve satisfazer os critérios de selecção e as prioridades de investimento do seu programa regional.
  • Terá de seguir os procedimentos de candidatura da autoridade de gestão em causa. Nalguns casos, o procedimento é permanente, noutros as candidaturas só são aceites em determinados períodos. Para mais informações, consulte o sítio Web da sua autoridade de gestão de en fr.

O meu projecto é demasiado pequeno?

Não existe uma dimensão mínima para os projectos. O que conta é o valor acrescentado europeu, o impacto no emprego, o carácter inovador do projecto e o facto de contribuir para a competitividade económica da região.

Não é tudo demasiado complicado?

  • Os beneficiários das subvenções europeias observam frequentemente que o tempo gasto no processo de candidatura a um financiamento regional é mais do que compensado pelos benefícios a longo prazo.
  • Embora os fundos apenas financiem parte de um projecto, criam um importante efeito de alavanca. A obtenção de financiamento europeu incentiva muitas vezes outros parceiros a embarcarem no projecto.

Onde posso obter ajuda?

Lista não exaustiva das várias fontes de ajuda e aconselhamento sobre os fundos regionais europeus:

  • Centros de informação Europe Direct, com centenas de pontos de informação em toda a Europa.
  • A Autoridade de gestão de en fr, que presta aconselhamento ao longo de cada fase da candidatura do projecto.
  • A equipa responsável pelos assuntos europeus na sua autarquia local ou na câmara de comércio.
  • A Enterprise Europe Network en, que fornece aconselhamento técnico às pequenas e médias empresas sobre como aceder aos fundos e subsídios europeus em matéria de investigação e desenvolvimento, inovação, investimento, emprego e formação.

E as outras fontes de financiamento da UE?

Política regional da UE: Mantenha-se informado