Regiões em crescimento, Europa em crescimento

Quarto relatório sobre a coesão económica e social

Danuta HübnerCaros leitores,

É com o maior prazer que apresento o Quarto Relatório sobre a Coesão Económica e Social, que a Comissão Europeia adoptou em 30 de Maio de 2007.

O relatório contém uma actualização dos progressos efectuados na via da coesão económica, social e territorial e descreve de que modo as políticas dos Estados-Membros e da Comunidade contribuíram para esse processo.

Fornece também uma primeira avaliação da preparação para o novo período de 2007-2013, com base nos documentos de programação apresentados pelos Estados-Membros à Comissão até ao fim de Abril de 2007. 

Por último, analisa os novos desafios que o desenvolvimento regional irá enfrentar nos próximos 20 a 30 anos, nomeadamente no que se refere à demografia, às alterações climáticas, à exclusão social e à energia - sugerindo, para debate, uma série de questões sobre os seus efeitos combinados na política regional.

O objectivo a longo prazo deste relatório é lançar uma reflexão sobre o futuro da política europeia tendo em vista promover uma maior coesão económica, social e territorial, bem como o desenvolvimento e a competitividade a nível regional.

Conto com uma grande participação no Quarto Fórum sobre a Coesão, em 27 e 28 de Setembro de 2007 em Bruxelas, para poder partilhar com todos esta minha visão.

Desejando-lhes uma boa leitura, aguardo com a maior expectativa os próximos debates, que serão certamente interessantes e profícuos.

 

Danuta Hübner
Comissária responsável pela política regional

 

Comunicado de imprensa e apresentação pela Comissária Danuta Hübner – Bruxelas, 30/05/2007

Texto da Comunicação da Comissãopdf

Principais indicadores regionais en

Apresentação em Power Point de en

 

Growing regions, Growing Europe - Fourth Report on Economic and Social Cohesion

Quarto relatório sobre a coesão económica e social

pdf (6 to 45 MB)