IMPORTANT LEGAL NOTICE - The information on this site is subject to adisclaimerand acopyright notice
  European Commission > Regional Policy


Newsroom Newsroom Commissioner Debate Issues Directorate General

Glossary | Search | Contact | Mailing lists
 
Inforegio/Panorama
Janeiro 2001

A publicação trimestral dos actores do desenvolvimento regional

Indice
8 / 10

França
A Alta Normandia aposta na legibilidade


Para a Prefeitura da Alta Normandia, três palavras-chave definem a informação relativa aos Fundos estruturais: legibilidade, antecipação e diálogo. Por trás destas três palavras transparece uma vontade clara: permitir que os agentes de terreno se apropriem dos programas europeus para deles fazerem instrumentos eficazes de desenvolvimento regional.


 

Persuadidos de que não pode existir "uma grande política europeia nas regiões sem uma grande política de comunicação que a dê a conhecer", os responsáveis pelos Fundos estruturais da região francesa da Alta Normandia procederam recentemente ao balanço do plano de comunicação levado a efeito entre 1997 e 1999 para preparar as acções dos anos futuros.
O plano de comunicação 1997-1999 dizia respeito ao conjunto das acções estruturais a favor da reconversão das zonas afectadas pelo declínio industrial (objectivo n° 2).

O grande público foi informado graças a um vídeo de 11 minutos destinado às televisões locais e às ligações. Financiado pela Prefeitura, este vídeo articula-se em torno de informações didácticas sobre os programas europeus e de testemunhos de beneficiários. Duas reportagens fotográficas consagradas aos conjuntos dos projectos financiados pelos Fundos estruturais na região permitiram organizar uma grande exposição sobre o programa do objectivo n° 2.

Os expositores foram em seguida colocados à disposição dos operadores locais dos pontos de informação. As fotografias foram reunidas num banco de imagens que contém, actualmente, cerca de 450 referências.

  Um pequeno boletim informativo de carácter geral foi igualmente realizado e dele foram editados mais de 35 000 exemplares. Desde Outubro de 1998 o boletim informativo "Europe Express" tornou-se num ponto de encontro mensal que aborda grandes temas da ajuda europeia (emprego, formação, empresa, ambiente, ...) e assuntos de actualidade. Este boletim dirige-se tanto aos pontos de informação locais quanto aos beneficiários dos Fundos estruturais na Alta Normandia.
Por seu lado, os portadores de projectos potenciais foram convidados para reuniões de informação específicas levadas a efeito em diversos municípios da região.
 

Foram igualmente realizadas numerosas conferências de imprensa destinadas a mobilizar os jornalistas regionais. Uma quinzena de comunicados foram publicados na imprensa regional.

Contacto:
Danielle Lamalle,
Préfecture de Haute-Normandie
7 Place de la Madeleine
76036, Rouen CEDEX.
Tel: +33 2 32 76 51 81
Fax: +33 2 32 76 55 20
E-mail: daniele.lamalle@haute-normandie.pref.gouv.fr
http://www.haute-normandie.pref.gouv.fr/SGAR/l'Europe/Introduction.htm


 

Last modified on