breadcrumb.ecName
pt Português

Novo laboratório de investigação cultiva vantagem competitiva internacional em nanotecnologia

  • 19 December 2014

Um novo laboratório de investigação cria valor e transferência de conhecimentos em áreas emergentes da nanotecnologia e das nanociências. Com as suas instalações de investigação de alto nível, o centro visa reforçar a cooperação transregional e acelerar a transferência de inovações para a indústria, ao mesmo tempo que promove uma economia assente no conhecimento.

As modernas equipas científicas têm frequentemente de trabalhar cruzando fronteiras, não só entre disciplinas, como também entre países. A atuação do INL no âmbito da cooperação transfronteiriça simplifica e incentiva a minha colaboração com colegas de Portugal, Espanha e de outros países europeus.

Dmitri Petrovykh, investigador no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

Com sede em Braga, Portugal, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) é, até à data, a única organização de investigação completamente internacional na Europa no domínio da nanotecnologia. Este projeto ibérico transfronteiriço alberga inovações e novas metodologias de investigação interdisciplinar, concebidas para spin-offs e redes de conhecimento de alto nível. A nova infraestrutura irá permitir o desenvolvimento, por exemplo, de novas plataformas de diagnóstico, sistemas de fornecimento de medicamentos, nanomáquinas e dispositivos.

Organização de investigação da «rede inteligente»

O campus do INL abrange uma superfície total de 47 000 m2 e está dividido em quatro centros: o edifício principal, onde se situam as instalações científicas, um edifício de lazer e alojamento, uma incubadora de empresas tecnológicas e um centro científico de excelência, bem como um conjunto de 40 laboratórios individuais.

O laboratório foi planeado para acolher 200 cientistas, perto de 100 alunos de doutoramento e pessoal de apoio técnico e administrativo. Graças a um recrutamento permanente, espera-se que 400 investigadores estejam a trabalhar no centro até 2014. Os resultados das investigações destinam-se a ser comercializados e deverão atrair um vasto leque de investidores.

Uma abordagem aberta, inovadora e interdisciplinar à investigação, com alcance global.

O INL promove a colaboração transregional com indústrias locais e globais, bem como com universidades dedicadas à implementação de projetos de investigação e desenvolvimento (I&D). O objetivo global é criar um centro de investigação aplicada de excelência no domínio da nanotecnologia.

Este empreendimento conjunto conta com a cooperação do setor público e privado, através da criação de empresas e do desenvolvimento de um modelo «Administração – INL – Empresas – Universidade». De uma forma mais alargada, espera-se que o projeto atue como uma plataforma para uma tecnologia inovadora que possa ser aplicada numa vasta variedade de domínios.

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total no projeto «Edificación del Laboratorio Ibérico Internacional de Nanotecnología (INL)» (Construção do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia) é de 46 505 000 euros, com o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional a contribuir com 30 000 000 euros através do Programa Operacional « Portugal-Espanha», nos termos da prioridade 1 "Cooperação e gestão conjunta para a melhoria da competitividade e promoção do emprego», no período de programação 2007-2013.