breadcrumb.ecName
pt Português

Ajudar empresas de elevado crescimento a arrancar: Financiado pela UE, o TecBIS dá impulso às empresas de alta tecnologia do centro de Portugal

  • 08 April 2014

Através da sua aceleradora de empresas TecBIS (Technology.Business.Innovation.Sustainable growth), o Instituto Pedro Nunes (IPN) providencia serviços avançados a empresas inovadoras e de base tecnológica, promovendo a transferência de tecnologia e a internacionalização. A construção da aceleradora de empresas foi apoiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) com perto de 7 milhões de euros.

Após o notável sucesso alcançado pelos laboratórios de investigação aplicada e pela incubadora do IPN desde 1995, este novo desafio de criar a TecBIS – Aceleradora de Empresas do IPN, a primeira infraestrutura portuguesa integralmente dedicada à promoção da internacionalização e do desenvolvimento de tecnologia de empresas de base tecnológica na sua fase de crescimento, é um passo natural na continuação da nossa missão e um projeto estratégico que, acreditamos, dará um importante contributo para a construção de um ecossistema mais eficaz em termos de inovação na região de Coimbra.

Rui Miranda, Gestor de projetos TecBIS

Com base na experiência do IPN no apoio às empresas e à transferência de tecnologia, e em estreita cooperação com instituições académicas e científicas, como a Universidade de Coimbra, a TecBIS tem por objetivo apoiar cerca de 20 empresas de alta tecnologia e elevado crescimento até 2016. Além dos 12 novos empregos na equipa de apoio do IPN, estima-se que as empresas localizadas na TecBIS criem mais de 200 novos postos de trabalho até 2020. O projeto tem, igualmente, um efeito positivo na região mais alargada, retendo e atraindo perto de 400 posições qualificadas para o IPN e para o campus empresarial da Universidade de Coimbra no mesmo período.

Experiência na inovação e na internacionalização

A TecBIS ocupa dois edifícios novos, com uma área de escritórios de 4 500 m², que fornecem as infraestruturas, instalações de elevada qualidade e logística necessárias. Além disso, serviços de elevado valor acrescentado, incluindo o acesso a uma rede de parceiros e o aconselhamento por especialistas, ajudam as empresas a definir as suas estratégias de inovação e crescimento e a obter financiamento junto de fontes públicas e privadas.

O projeto beneficia do sucesso da incubadora de negócios do IPN, que desde 1996 dá apoio a empresas em fase de arranque e a spin-offs, tendo conquistado o prémio mundial «Best Science Based Incubator» (Melhor Incubadora de Base Científica) atribuído pela Technopolicy Network.  Com seis laboratórios em áreas como as tecnologias de informação, automação e sistemas, desgaste, ensaios e materiais e geotecnia, o IPN participou em mais de 200 projetos de investigação e desenvolvimento desde a sua fundação em 1991.

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «TecBIS» é de 8 196 315 EUR, contando com uma contribuição do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da UE (FEDER) de 6 966 868 EUR, através do Programa Operacional «Centro» para o período de programação 2007-2013.