Melhoramentos da fábrica da Continental Mabor geram mais postos de trabalho e aumentam as exportações.

Financiado pela UE, o projeto «Continental Mabor: Route 17» é um investimento que visa expandir e modernizar a fábrica da empresa localizada em Lousado, Portugal, para produzir pneus de desempenho ultraelevado. O objetivo é aumentar a capacidade de produção da fábrica e beneficiar a região Norte através do aumento das exportações e do emprego.

Outras ferramentas

 

Com o intuito de ajudar a garantir a competitividade da empresa de pneus Continental Mabor, este projeto está a investir em novas tecnologias e em processos inovadores de fabrico de pneus de desempenho ultraelevado (Ultra High Performance — UHP) com elevado valor acrescentado.

O projeto prevê a conversão e a ampliação das atuais instalações e dos processos de fabrico de pneus da Continental Mabor. Em resultado, a fábrica de Vila Nova de Famalicão (Lousado) registará um aumento da capacidade de produção de produtos de elevado desempenho mais complexos.

Maior capacidade e eficiência

Num mercado dos pneus cada vez mais competitivo, este projeto está a adotar uma abordagem proativa para posicionar a Continental Mabor como líder de mercado no setor da produção de pneus de última geração. Dado que regista um crescimento anual constante de cerca de 25 % nas vendas de UHP, a Continental decidiu investir ativamente neste setor. 

Os investimentos abrangidos pelo projeto incluem obras destinadas a ampliar as atuais instalações da fábrica em mais de 22 000 m2. Prevê-se a construção de alguns edifícios industriais novos, conjuntamente com a aquisição de vários equipamentos e máquinas. De modo a garantir que as novas instalações são respeitadoras do ambiente, muitas das aquisições envolvem a compra de equipamentos eficientes em termos energéticos. O aumento esperado da eficiência energética para algumas das fases de fabrico poderá ascender a 25 %.

Todos estes trabalhos de reforço das capacidades apoiam diretamente o objetivo contínuo da empresa de aumentar a sua capacidade de produção anual de pneus UHP de 4,5 milhões para 6 milhões. Em resultado destes melhoramentos e do elevado nível de automatização que oferecem, prevê-se que a capacidade global de produção da fábrica aumente para 17 milhões de pneus por ano, sendo a maioria pneus UHP de baixa resistência ao rolamento e pneus extra grandes.

Para além dos melhoramentos efetuados nas instalações, serão adotados novos materiais e processos de fabrico de pneus UHP. Em consonância com este objetivo, o projeto da fábrica visa a integração de todos os procedimentos e postos de transformação de produtos.

Mais empregos, maior volume de exportações

Ao garantir a posição da empresa no mercado, o projeto visa trazer benefícios económicos à região Norte de Portugal. Prevê-se a criação de 97 empregos diretos e 100 empregos indiretos. Todos os pneus são destinados à exportação.

A Continental Mabor resulta de uma joint venture entre a Aktiengesellschaft e a Mabor - Manufactura Nacional da Borracha, S.A. Desde 1990, a empresa pertence ao Grupo Continental, contando com uma participação de 100 % da Continental Global Holding NBV.

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «Continental Mabor: Route 17» é de 82 936 636 EUR, com uma contribuição de 15 438 136 EUR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional «Fatores de Competitividade» para o período de programação 2007-2013. O investimento enquadra-se na prioridade «Inovação e renovação do modelo empresarial e do padrão de especialização».

Data do projecto

09/11/2016