Novas estações de tratamento de águas residuais para Lisboa

Prevê-se que um programa para a criação de estações de tratamento de águas residuais na região de Lisboa, em Portugal, beneficie 325 000 habitantes. O investimento paga as duas estações de tratamento de águas residuais, a construção e a remodelação de várias estações de bombagem e a colocação de aproximadamente 35 km de condutas de drenagem.

Outras ferramentas

 

O projeto abrange os municípios do Barreiro, da Moita e do Seixal e visa melhorar a qualidade das águas residuais descarregadas no vizinho estuário do Tejo.

Uma das estações de tratamento serve o Barreiro/Moita e foi concebida para processar volumes de águas residuais na ordem de 294 000 hab.eq (ou seja, habitantes equivalentes; uma unidade de medição para explicar as cargas de poluição produzidas pela população local durante um período de 24 horas), a um caudal médio de 64 790 m³/dia.

O tratamento inclui um processo de desinfeção que explora a radiação ultravioleta. Os subsistemas desta estação incluem: oito novas estações de bombagem, a remodelação de cinco estações de bombagem existentes e a construção de aproximadamente 25 km de condutas.

A estação no Seixal tem capacidade para servir 155 000 hab.eq com um caudal médio de 42 050 m³/dia. De igual modo, explora a radiação ultravioleta como parte do processo de desinfeção. Os subsistemas desta estação incluem: quatro novas estações de bombagem, a remodelação de duas estações de bombagem e a construção de aproximadamente 10 km de condutas.

A infraestrutura é gerida pela Simarsul, uma empresa pública. Prevê-se que o projeto crie 21 empregos.

Investimento total e financiamento da UE

O investimento total para o projeto «Simarsul» é de 61 239 784 euros, contando com uma contribuição do Fundo de Coesão da UE de 22 184 783 euros através do Programa operacional «Valorização do Território» para o período de programação 2007-2013, sob o eixo prioritário «Prevenção, gestão e monitorização de riscos naturais e tecnológicos».

Data do projecto

09/04/2014