Novo hospital com serviços de saúde modernos para a geração mais jovem

O novo hospital situado em Coimbra a ser construído de raiz, irá substituir o antigo hospital e fazer entrar o serviço regional de saúde numa nova era, já que permitirá responder às necessidades da população jovem e simultaneamente prestar serviços de primeira classe.

Outras ferramentas

 

O hospital contará com 11 pisos e uma área de 90.000 m2. O edifício ficará dividido em 4 grandes áreas, A a D, e possuirá serviços no domínio da saúde física, mental e emocional.

Hospital moderno preparado para o mundo actual

O mundo de hoje representa uma série de desafios para os serviços de saúde no que respeita aos cuidados pediátricos, nomeadamente uma procura muito grande de serviços e de medicina de ponta, bem como de uma assistência alargada no domínio da saúde mental.

A faixa etária dos 0-18 anos deverá vir a beneficiar destas instalações ultramodernas que abrangem as áreas de desenvolvimento infantil, investigação, reabilitação, psiquiatria, cirurgia, radiologia, ortopedia, uma farmácia, um centro de esterilização, entre outros serviços. Os serviços técnicos, administrativos e de gestão servirão para assegurar um tratamento rápido e eficiente dos doentes, das informações a eles respeitantes e do acompanhamento que venha a ser necessário. O plano de higiene e segurança, bem como o impacto ambiental do hospital e da sua construção, fazem igualmente parte integrante do planeamento do projecto.

A saúde em números

O projecto apresenta dados impressionantes que nos dão uma ideia mais clara do impacto do novo hospital: 65918 consultas/externas por ano, 58743 atendimentos no serviço de emergência por ano, 4110 operações cirúrgicas por ano, 107 enfermarias e 188 unidades de diagnóstico e de terapia, só para mencionar alguns.

Para além dos inúmeros serviços de cuidados de saúde, o hospital possui ainda um parque de estacionamento com 600 lugares com acesso fácil ao edifício, serviços religiosos, um departamento de educação e de investigação e uma cantina para o pessoal. Em termos de emprego, o projecto prevê a transferência para o novo hospital do pessoal a trabalhar ainda no antigo.

A referência em termos de cuidados de saúde do futuro

Este hospital deverá vir a ser o estabelecimento de saúde de referência na região a longo prazo, mais bem apetrechado para prestar cuidados ao grupo-alvo, com melhores condições de tratamento, maior capacidade de cirurgia, melhores condições de trabalho para o pessoal e um maior número de tratamentos de diferentes patologias.


Data do projecto

24/06/2010