Captação de caudais fluviais para reforço do abastecimento de água

Este projecto prevê a construção de uma nova barragem e extensões ao sistema local de adutores, contribuindo para o reforço do abastecimento de água à região e respectivos habitantes.

Outras ferramentas

 

Parte integrante de um projecto hidráulico de maior dimensão centrado no rio Guadiana e ao seu redor, este projecto contribuirá ainda para a economia local e seu desenvolvimento, através da criação de postos de trabalho.

Trabalhar com sistemas fluviais

O grande projecto «Ligação Pisão-Roxo» faz parte do projecto da Barragem de Alqueva. Esta barragem foi construída no rio Guadiana, na região do Alentejo, sul de Portugal. O próprio rio já beneficiou do financiamento de projectos ao abrigo dos Fundos Estruturais (financiamento total do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional para o período de 2007-2013: 275 000 000 euros). Este financiamento foi considerado um investimento «âncora» para o desenvolvimento da região. A Barragem de Alqueva disponibiliza infra-estruturas fundamentais para o sistema hídrico local, servindo de local de armazenamento primário e de elevação e transporte de água. Recentemente, foram também construídas infra-estruturas secundárias para fins de rega e abastecimento de água.

Reforço suplementar do abastecimento de água

O projecto Alqueva engloba um total de 15 barragens, 314 km de canais, nove estações de bombagem e seis mini estações hidroeléctricas, entre outras infra-estruturas. A «Ligação Pisão-Roxo» constitui um dos três subsistemas do sistema total de abastecimento de água de Alqueva. O actual projecto foi concebido para ajudar a complementar a sua rede primária de abastecimento. O projecto será empreendido no distrito de Beja e abrangerá os municípios de Ferreira do Alentejo, Beja e Aljustrel. No que diz respeito ao impacto deste projecto no domínio do emprego, prevê-se a criação de um total de 40 novos postos de trabalho, assim que a rede esteja operacional.

Canais mais extensos chegam a mais residentes

Foram definidos vários indicadores/resultados no âmbito do seguimento do projecto. Desde logo, será construída uma barragem que irá integrar uma rede de grande dimensão, potencialmente com extensões de canais de 23.13 km. Em termos de beneficiários do projecto, estima-se em 44 486 a população adicional que virá a ser abrangida pela ampliação dos sistemas de abastecimento de água potável.

Data do projecto

15/02/2011